Newton Moreno: Formador convidado e premiado

Publicado em: 14/04/2010 |

O espetáculo “Memória da Cana”, uma adaptação da peça “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues, conquistou, na noite de segunda-feira do dia 12 de abril, o 22º Prêmio Shell em duas categorias: Direção e Cenário. O dramaturgo e diretor Newton Moreno recebeu o prêmio pela direção e também pelo trabalho cenográfico da peça, que concebeu ao lado de Marcelo Andrade.

Formador convidado do curso de dramaturgia, Moreno é um dos mais conceituados autores teatrais da geração 2000. Escritor, ator, diretor e cofundador da companhia Os Fofos Encenam, ele já conquistou o Prêmio Shell de melhor texto pelo espetáculo “Agreste”, em 2004, e Prêmio Shell Rio pelo texto “As Centenárias”, em 2007.

Mal deu tempo para comemorar as duas conquistas e Moreno teve que acordar bem cedo na terça-feira, dia 13 de abril, para ministrar, no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, a aula com o tema Percepções: Ver, Ouvir e Sentir.

“Quase ninguém faltou durante todo o processo. Pra mim, ele é o melhor dramaturgo vivo do Brasil. Sinto-me honrado por ter tido aula com ele. Nunca mais vou esquecer”, disse Emerson Alcalde de Jesus, aprendiz de Dramaturgia.
Construção Cênica
Foram dois meses de aula ao lado dos alunos, trabalhando o texto teatral sempre interligado as outras artes. Conto, poesia, fotografia, pintura, música e um filme serviram de ponto de partida para a construção dos textos, com o objetivo de catapultar o espírito criativo dos envolvidos.

Para a aprendiz Dione Carlos Lima, tudo foi muito prático. “Foram estímulos de várias artes que fizeram com que enxergássemos os limites e os potenciais do texto teatral”, afirmou.

Quando a aula chegou ao fim, o dramaturgo foi aplaudido de pé pela turma. Todos se abraçaram e comemoraram o começo de uma grande jornada. “Agora, cabe a vocês escolherem qual trabalho produzido é interessante para tocar o barco”, concluiu Moreno.
Texto e Fotos: Lucas Arantes
 | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 14/04/2010