Newton Moreno: Dramaturgo convidado

Publicado em: 01/01/2010 |

Newton Moreno, um dos dramaturgos mais importantes da geração 2000, conduz aula no curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro durante dois meses. Ele foi convidado pela coordenadora do curso, Marici Salomão, para mediar o componente Percepções: Ver, Ouvir e Sentir, que acontece às terças-feiras.

“A ideia desse componente é trabalhar uma proposta de sensibilidade dos aprendizes por meio de outras artes, como a literatura, as artes visuais e a música”, explica a coordenadora.
Escritor, ator, diretor e co-fundador da companhia Os Fofos Encenam, Newton Moreno é autor das peças “Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada”, “A Refeição”, “Vem e Vai – O Caminho dos Mortos”, entre outras. O seu espetáculo de maior repercussão é “Agreste”, que em 2004 recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Autor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e prêmio Shell de Melhor Texto. A peça continua em cartaz até hoje em São Paulo.

Na sala de aula, o dramaturgo explora o laboratório de criação, juntamente com o estímulo de outras artes. Ao final, o objetivo é ter uma pequena cena escrita. “Os aprendizes estão muito interessados com o curso. Isso foi visível no primeiro encontro com eles. Talvez a empolgação venha dessa ideia da Escola em que artistas formam artistas”, conclui Moreno.

Texto: Lucas Arantes
Fotos: P. Silva