Nelson Rodrigues em Maquetes

Publicado em: 09/08/2012 |

As homenagens ao centenário do maior dramaturgo do Brasil estão sendo realizadas em todo o País e, é claro: a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco não poderia deixar uma ocasião tão especial como essa passar em branco.

Por isso, neste sábado (11), acontece a abertura da exposição comemorativa “Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada”, que fica em cartaz até 8 de setembro, na sede Roosevelt da Instituição, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h; e, aos sábados, das 10h às 18h.

J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da Escola, é o curador e coordenador geral da mostra, que apresenta ao público 15 maquetes criadas ao longo do último semestre pelos aprendizes da Instituição. Eles se debruçaram sobre a obra de Nelson, especialmente sobre a peça “Toda Nudez Será Castigada”, realizando um trabalho prático de cenografia.

Para a concepção das obras, os aprendizes adotaram como material de pesquisa, além das aulas, livros, vídeos, filmes, catálogos e espetáculos, palestras de diretores e cenógrafos, como Antunes Filho, Marco Antonio Braz, Marcelo Denny e Márcio Tadeu.

“No início do ano, nós, do curso de Cenografia e Figurino, pensamos em homenageá-lo, não por meio de um evento, mas de um ‘debruçar’ sobre sua dramaturgia, realizando uma vasta pesquisa de caráter pedagógico sobre sua obra. Nesse processo, os aprendizes investigaram todas as possibilidades que seus textos proporcionam, desde visões mais realistas até grandes viagens simbólicas e de interpretação”, explica Serroni.

O resultado das criações, que representam espaços de vários tipos, de palcos italianos a salas de uso múltiplo, de subterrâneos da Avenida Paulista ao Minhocão, demonstrou, segundo o coordenador, “tão rico material”, que a SP Escola de Teatro decidiu estender os experimentos da sala de aula para o público geral. “Esperamos, com esse evento, estar contribuindo de alguma forma para divulgar e manter viva a dramaturgia desse artista ímpar”, finaliza Serroni.

A exposição será abrigada por uma cenografia especial criada por aprendizes, formadores e o coordenador. Dentro dela, será visto um pequeno cenário em escala real construído pelos aprendizes de Técnicas de Palco, fazendo com que visitante o visitante adentre a atmosfera do espírito rodrigueano captada na obra do autor. A mostra inclui, ainda, maquetes de cinco cenografias feitas por Serroni, além de projetos de figurinos desenhados por ele e Telumi Hellen, formadora do curso de Cenografia e Figurino da Escola, para peças de Nelson.

Exposição Comemorativa “Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada”

Quando: De 11 de agosto a 8 de setembro. De terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, das 10h às 18h.

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação