EN | ES

Movimento Dramático no Twitter

Publicado em: 29/07/2010 |

Você acredita que uma peça de teatro cabe em uma mensagem do Twitter? A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco acredita que sim. Para isso, criou o Concurso Cultural Minidrama, que recebe pequenas narrativas dramáticas, com tema livre, até 15 de agosto. O resultado dos 100 melhores textos será divulgado no dia 15 de setembro.
 

Até o momento, mais de 800 minidramas já foram inscritos. Para participar, basta que o candidato tenha um perfil no Twitter (www.twitter.com), escreva uma pequena peça teatral e acrescente a tag #mdrama na mensagem de texto.

 

“O objetivo é discutir as possibilidades de novas narrativas dramáticas e de como os meios de comunicação interferem na criação artística. Um texto neste formato pode durar mais de 30 minutos. Tudo depende da proposta da narrativa e da encenação”, afirma Ivam Cabral, diretor artístico da Instituição.

 

Os 100 melhores minidramas vão integrar uma publicação organizada pela SP escola de Teatro, a primeira destinada a textos do gênero. Além da premiação, os melhores autores terão os seus trabalhos expostos no portal eletrônico da Escola e no Twitter.

 

No microblog, as pessoas elogiaram a iniciativa do concurso, o que estimulou a discussão teatral na rede social. “Adorei a ideia!!! cabeça já fervendo de possibilidades…rsrs”, escreveu @BiaSioli, em seu perfil. Já na página de @sueliaduan no Twitter, ela disse que o concurso é uma ótima possibilidade para praticar a escrita: “gosto muito #mdrama, um excelente exercício (escrita/peça/ideia)”.

 

Grandes autores já se aventuraram na produção de pequenos textos para o teatro. Entre eles está Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1969. Autor da famosa peça “Esperando Godot” (1952), ele também escreveu algumas peças curtas, tais como: Passos” (1975), “Solo” (1979),  e “Improviso de Ohio” (1981).

 

Precisa de inspiração para participar? Veja abaixo alguns exemplos de minidramas dos candidatos que já se inscreveram e participe você também.

 


@thiagocervan

CRIANÇA: Mãe to com fome? MÃE : Eu também, e nem por isso fico amolando os outros. Vai brincar, vai. #MDRAMA

 

@jessicapoli
Um homem e uma mulher. Um beijo. Um adeus. Uma lágrima. – Eu volto. – Eu espero…sempre! Mais uma lágrima. #mdrama

 

@paulosantoro
Peça: “A impaciência de Beckett” | Godot chegou / Ao caírem as cortinas. | #mdrama

 

@fabiorocha89j
Uma trilha. ela caminha, procurando comida. Dez anos. Nada. Só. Encontra um abismo. Uma vagem na beira. A comida ou o fim? O fim… #mdrama

 

@angelabelei
um reencontro após anos.Ele abre o olho,sorri pra ela.Ela sorri de volta,levanta-se.Ele pede mais.Ela:outro dia.Deixa o $ na mesinha #mdrama

 

@perdemoBonde   
É tudo original dotô-Tudo mesmo?-Sim,oxi -Quero esse relógio então -Fico bunito, dotô, só não toma banho com ele tá -diz já correndo #mdrama

 

Leia aqui o regulamento.