Mostra + sentidos leva acessibilidade ao Teatro Sérgio Cardoso

Publicado em: 16/10/2013 |

Está acontecendo, no Teatro Sérgio Cardoso, a mostra internacional + Sentidos, que vai até o 27 de outubro com espetáculos reconhecidos por sua qualidade estética, produzidos por artistas com e sem deficiência. São 11 grupos e solistas do Brasil, Portugal e Escócia, com 12 montagens, sendo sete inéditas em São Paulo.

Parte das ações realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a mostra pretende promover a acessibilidade comunicacional. Sendo assim, todas as apresentações terão recursos de audiodescrição, legendagem e LIBRAS. Um de seus principais objetivos é abrir espaço para artistas de diferentes segmentos, selecionados por uma equipe de curadores que mapeou dezenas de grupos no País.

Também desenvolvendo ações voltadas à acessibilidade, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco estará na mostra. Várias atrações da programação contam com artistas e aprendizes relacionados de alguma forma à Instituição.

Hoje (16), por exemplo, às 19h30, será apresentada “Na mesma cena”. Fernanda Amaral – que orientou, recentemente, o curso de Extensão Cultural “Dança sem fronteiras” na Escola – conduz a criação de uma paisagem diversa na qual todos dançam juntos, independentemente de idade ou habilidades. A apresentação contará com alguns participantes do curso que ela ministrou na Instituição.

Amanhã, às 19h30, e na sexta-feira, às 21h, o dançarino e coreógrafo Marcos Abranches, inspirado na vida e obra de Francis Bacon, apresenta seu solo “Corpo sobre tela”, um espetáculo inédito de dança contemporânea. O artista ministrou na Escola, em julho, o workshop “Despertar do Corpo no Espaço”.

Também na sexta-feira (18), Lívia Motta, orientadora do curso “Introdução à Audiodescrição para Teatro”, promovido pela Escola, media o bate-papo “Pessoas com Deficiência – Convivendo e Aprendendo”, gratuito e aberto ao público. A proposta da discussão é desconstruir barreiras e sentidos negativos atribuidos à deficiência e a pessoas com deficiência.

Confira toda a programação e mais informações no site oficial do evento.

Mostra + Sentidos

Quando: Até 27 de outubro

Onde: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista