Morten Nielsen e Grace Passô visitam a Escola

Publicado em: 11/04/2013

Projeto “Through Different Eyes” faz crianças e adolescentes vivenciarem na pela outras etnias (Foto: DIvulgação)

 

Durante a semana, algumas visitas ilustres passam pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes. São pensadores do teatro, professores, jornalistas e artistas de outras áreas. E ontem à tarde (10), foi um dia desses. 

 

Pela manhã, o diretor Morten Nielsen apresentou seu trabalho aos aprendizes do curso de Direção. O dinamarquês contou sua experiência com performance e da peça “Hostage”, além do projeto “Through Different Eyes” (através de olhos diferentes, em português). 
 

O espetáculo é apresentado dentro de um ônibus, e Nielsen interpreta um guia turístico paquistanês que mora na Dinamarca. O veículo está a caminho de um teatro onde será apresentada a peça. Durante o percurso acontecem algumas “mudanças” e a história toma outros rumos. “Nós nunca chegamos ao tal teatro. Aos poucos a narrativa se desenrola, e a trama se extende pela cidade”, explica Morten. 

 

Seu outro projeto explora o tema preconceito e sociedade. Em “Through Different Eyes” ele visita escola e propõe que os alunos “troquem” de etnias. Assim, maquiadores e figurinistas vestem as crianças que saem as ruas para experimentar como é a vida na nova ótica. “Na Dinamarca percebemos essa presença multiétnica vinda de países vizinhos. Aqui no Brasil percebi que é diferente. A questão de gênero e identidade daria um diálogo bem interessante”, contou. Para conhecer mais sobre as ações, clique aqui.

 

A segunda visita adentrou a discussão com os aprendizes de Dramaturgia. Nascida em Belo Horizonte, a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô conversou sobre processos criativos. “Eu enfoquei nos meus últimos trabalho percorrendo as etapas de elaboração da dramaturgia”, explicou. Gracê recebeu Prêmio Shell e Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) de Melhor Dramaturgia, por “Elise”, em 2005. Atualmente está em cartaz com “Líquido Tátil”, em parceria com o mineiro Grupo Espanca, e texto e direção de Daniel Veronese. 

 

Grace Passô em Líquido Tátil (Foto: Divulgação)

 

O espetáculo segue em cartaz no Sesc Pompéia até 28 de abril.

 

 

Texto: Leandro Nunes

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS