EN | ES

Morten Nielsen e Grace Passô visitam a Escola

Publicado em: 11/04/2013 |

Projeto “Through Different Eyes” faz crianças e adolescentes vivenciarem na pela outras etnias (Foto: DIvulgação)

 

Durante a semana, algumas visitas ilustres passam pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes. São pensadores do teatro, professores, jornalistas e artistas de outras áreas. E ontem à tarde (10), foi um dia desses. 

 

Pela manhã, o diretor Morten Nielsen apresentou seu trabalho aos aprendizes do curso de Direção. O dinamarquês contou sua experiência com performance e da peça “Hostage”, além do projeto “Through Different Eyes” (através de olhos diferentes, em português). 
 

O espetáculo é apresentado dentro de um ônibus, e Nielsen interpreta um guia turístico paquistanês que mora na Dinamarca. O veículo está a caminho de um teatro onde será apresentada a peça. Durante o percurso acontecem algumas “mudanças” e a história toma outros rumos. “Nós nunca chegamos ao tal teatro. Aos poucos a narrativa se desenrola, e a trama se extende pela cidade”, explica Morten. 

 

Seu outro projeto explora o tema preconceito e sociedade. Em “Through Different Eyes” ele visita escola e propõe que os alunos “troquem” de etnias. Assim, maquiadores e figurinistas vestem as crianças que saem as ruas para experimentar como é a vida na nova ótica. “Na Dinamarca percebemos essa presença multiétnica vinda de países vizinhos. Aqui no Brasil percebi que é diferente. A questão de gênero e identidade daria um diálogo bem interessante”, contou. Para conhecer mais sobre as ações, clique aqui.

 

A segunda visita adentrou a discussão com os aprendizes de Dramaturgia. Nascida em Belo Horizonte, a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô conversou sobre processos criativos. “Eu enfoquei nos meus últimos trabalho percorrendo as etapas de elaboração da dramaturgia”, explicou. Gracê recebeu Prêmio Shell e Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) de Melhor Dramaturgia, por “Elise”, em 2005. Atualmente está em cartaz com “Líquido Tátil”, em parceria com o mineiro Grupo Espanca, e texto e direção de Daniel Veronese. 

 

Grace Passô em Líquido Tátil (Foto: Divulgação)

 

O espetáculo segue em cartaz no Sesc Pompéia até 28 de abril.

 

 

Texto: Leandro Nunes

 

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS