Morre, aos 54 anos, a jornalista e crítica teatral Erika Riedel

Publicado em: 26/12/2020

Morreu, neste sábado (26), a jornalista e crítica teatral Erika Riedel. A ex-diretora de Comunicação da SP Escola de Teatro (2009-2013) lutava contra um câncer.

Nascida em São Paulo, formou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado, em 1988. Recém-formada, estreou no jornalismo econômico, no jornal O Estado de S. Paulo, no qual também passou pelas áreas de artes plásticas, música clássica e teatro adulto, fazendo a cobertura dos segmentos para o Guia do Estado.

Erika Riedel entre os palhaços Esio Magalhães e Dagoberto Feliz na SP Escola de Teatro, em 2012. Foto: Arquivo

Escreveu diversos textos de teatro, entre eles “Folheto”; “Os Sapatos Azuis da Poodle Branca”; e “Quase sem Querer”, encenados no Festival Satyrianas, nos anos de 2007, 2008 e 2010. Foi autora do livro “O Tempo e a Vida de um Aprendiz”, biografia de Emilio Di Biasi, publicada pela Imprensa Oficial. Como crítica, participou de várias comissões e prêmios teatrais, como APCA e Proac Edital.


Erika Riedel (terceira, da direita para a esquerda) com o Conselho Administrativo e Fiscal da Adaap, em 2012. Foto: Arquivo

“Erika Riedel foi uma das parceiras fundamentais na construção da SP Escola de Teatro. Antes disso, no começo dos anos 2000, foi uma das primeiras jornalistas da grande imprensa que notou e noticiou o movimento da Praça Roosevelt, percebendo uma mudança de perspectivas dos palcos paulistanos. Amante do teatro, espectadora incansável, profissional absolutamente dedicada à historiografia teatral de nossa época, grande amiga. 2020 termina, tristemente, com mais uma perda irreparável”, lamenta o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.

Todos nós da SP Escola de Teatro e da Associação dos Artistas Amigos da Praça lamentamos, consternados, a perda de Erika.




Relacionadas:

Notícias | 27/ 10/ 2021

Miguel Arcanjo Prado e Ellen de Paula debatem sobre a 3ª edição do Festival Dona Ruth em live transmitida pela SP

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 10/ 2021

“Acervo da biblioteca da SP é fundamental para pesquisadores de dramaturgia brasileira”, afirma Luiz Campos, doutorando da Unesp

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 10/ 2021

O que é complicação?

SAIBA MAIS