SP Escola de Teatro

Miguel Arcanjo Prado representa SP Escola de Teatro na Rodada de Conexões do Festival de Curitiba

Miguel Arcanjo Prado na Rodada de Conexões do Festival de Curitiba. | Foto: Annelize Tozetto

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial ao Festival de Curitiba*

A SP Escola de Teatro está representada na Rodada de Conexões que acontece no 32º Festival de Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (4 e 5 de abril), na Universidade Positivo – Campus Santos Andrade, na capital do Paraná.

Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, o jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado representa a instituição gerida pela ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa do Festival de Curitiba com apoio do Sebrae/PR, que reúne profissionais da indústria e economia criativas, como programadores culturais e curadores com grupos, companhias de teatro e artistas.

O objetivo é viabilizar novos negócios da Cultura, como a promoção de espetáculos em todo o País.

O evento foi lançado em 2023, com sucesso de público. Para o novo encontro, foram selecionados para participar 40 companhias teatrais do Fringe, a mostra de teatro independente do Festival de Curitiba, e da capital paranaense.

Os artistas apresentam seus portfólios para cerca de 25 empreendedores ou representantes de salas de teatro nacionais (e internacionais) que vêm em busca de novas opções culturais.

Arcanjo é responsável pela curadoria das salas da SP Escola de Teatro na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

Segundo a consultora de negócios do Turismo de Curitiba do Sebrae/PR , Márcia Giubertoni, as rodadas já são uma prática convencional em outros países, em diversos setores da indústria, comércio e serviços.

“Em 2023 tivemos a grata surpresa da grande participação na rodada das companhias e dos profissionais. Muitos não conheciam o Sebrae e o apoio que poderiam ter”, pontua.

Ela também destaca a agilidade do encontro. “Se pensarmos no tempo que as companhias levariam, sozinhas, para fazer contato e se apresentar aos patrocinadores, poderia demorar meses nessas tentativas”, analisa a consultora, explicando que com a rodada isso ocorre em apenas dois dias e sem custo algum para os participantes. “O único gasto que eventualmente podem ter é o do deslocamento para Curitiba”, enfatiza.

Curadores e programadores na Rodada de Conexões do Festival de Curitiba. | Foto: Annelize Tozetto

Rodada de Conexões

A Rodada de Conexões começa semanas antes do Festival de Curitiba, quando é feito um convite às empresas e demais instituições interessadas em enviar representantes.

Na inscrição, já são identificados os tipos de peças que possuem interesse, assim como, as companhias de teatro selecionadas indicam o que possuem para oferecer.

As informações são lançadas em um sistema próprio do Sebrae, que cruza os interesses e as ofertas, construindo uma agenda qualificada em que os participantes vão para a Rodada sabendo sobre que projeto e com quem irão falar.

Outro diferencial da Rodada, é que os participantes também recebem treinamento preparatório, online, sobre como atuar nos encontros, de maneira a otimizar o tempo disponível para as conversas individuais. As companhias ainda são orientadas sobre como se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI).

Como parte da programação da Rodada, durante dois dias os programadores e curadores participam de visitas técnicas para conhecer companhias de teatro independentes de Curitiba.

Negócios teatrais

A Rodada de Conexões faz do Fringe uma grande vitrine da produção independente do teatro brasileiro.

Priscila de Moraes, coordenadora da mostra Fringe, diz: “É o momento onde a gente promove verdadeiramente o intercâmbio entre os programadores/curadores e as companhias independentes de todo o país. É quando podem contar como funcionam, apresentar trabalhos e os projetos em cartaz”.

Fabiula Passini, diretora do Festival de Curitiba, reforça que a Rodada é uma iniciativa especial, cujo objetivo principal é fazer com que as obras apresentadas na cidade circulem pelo resto do Brasil. “Ano passado, tivemos uma resposta muito legal, pois verificamos que muitas companhias viajaram para outros festivais após passarem pela rodada, algumas até sendo premiadas”, comemora.

Ator e dramaturgo, Carlos Olla participou da edição 2023 da Rodada de Conexões. Ele conta que selecionou o espetáculo Oliver Twist, montado pela cia. Alldeias de Teatro, para o Festival de Teatro de Guaçuí (ES).

Fringe

Mostra aberta do Festival de Curitiba, o Fringe não possui o crivo de curadoria. Nele, companhias profissionais e estudantis de teatro, circo, música, dança e performances de várias partes do Brasil e de outros países participam por meio de inscrições voluntárias recebendo apoio do evento. Na última edição, reuniu mais de 280 atrações e 1800 artistas que ocuparam 16 espaços de Curitiba e região Metropolitana, levando arte acessível e gratuita para a população e os turistas que visitaram a cidade durante no período.

2ª Rodada de Conexões do Festival de Curitiba
Quando: dias 04 e 05 de abril, das 10h às 13h.
Onde: Universidade Positivo – Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 – Centro, Curitiba)
32.º Festival de Curitiba
Data: De 25/3 a 7/4 de 2024
Saiba mais: www.festivaldecuritiba.com.br

Sair da versão mobile