SP Escola de Teatro

Maurício Caetano, artista egresso de Humor da SP, divulga peça sobre cultura indígena disponível gratuitamente online

Nos próximos dias 27 e 28 de agosto, sábado e domingo, às 19h, o Youtube da Mônoda Cia. de Teatro exibe gratuitamente a peça O Homem que Dançou com a Batata. Mauricio Caetano, artista egresso de humor da SP Escola de Teatro, foi destaque na produção do espetáculo, o qual é inspirado em sua pesquisa antropológica sobre a cultura, os costumes e o cotidiano do povo indígena Krahô. Na trama, o público acompanha a trajetória de Pedro, um viajante que descobre a existência de um homem chamado Hôxwa que um dia dançou com uma batata.

SP Escola de Teatro realiza exibição de filme We’re Not in Kansas Anymore, de Gabriela Mellão, e promove bate-papo com a diretora

Em sua pesquisa, que foi realizada entre 2017 e 2019, Maurício investigou a presença de práticas cômicas no dia-a-dia do povo Krahô. Nesse contexto, fizeram parte da constituição da dramaturgia da peça, moradores da aldeia Krahô Pedra Branca, no Tocantins, e os direitos autorais foram transferidos para a Associação Cultural Kajré. Além disso, parte do valor arrecado para a peça, que foi contemplada pelo edital do ProAC de 2021, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ficou com as pessoas que residem na comunidade.

Saiba quem são os convidades, convidades e convidados da 4ª mesa do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

Um dos objetivos da peça era transformar a pesquisa acadêmica em um material que pudesse ser veiculado para um número maior de pessoas. Na narrativa, o protagonista descobre que há muito tempo atrás humanos e plantas falavam a mesma língua e se interessa por investigar mais sobre esse curioso tema. Nesse contexto, a história se propõe a misturar referências de naturalismo com realismo fantástico, trazendo detalhes do mito do homem que dançou com a batata.