SP Escola de Teatro

Mariana Ximenes por Fause Haten

Quantas vezes vi entrando, por uma janela virtual em minha casa, as loiras madeixas de Mariana Ximenes? Deveriam ser poucas, afinal, aquele rosto angelical. Mas não! Foram muitas e por tantos anos.

Poderia ser mais uma loira, mas, nesses anos que passaram, o tempo desenhou muito claramente o seu lugar. Mariana é uma atriz que me impressiona pela solidez. Poderia ter caído na armadilha, na qual tantas se perderam, mas tem construído uma carreira de lindas escolhas e interpretações.

Como uma adolescente tímida, uma mulher qualquer ou uma assassina violenta, ela encarna na sua mais real definição o lindo ofício de ser atriz. Ela nos faz sonhar e acreditar no sonho. Em frações de segundos, aqueles olhos podem nos fazer amar e depois odiar. E ela faz isso docemente, com a naturalidade de uma criança, fazendo de conta. Mariana, sempre nas telas, nunca abandona nossos tão amados palcos. Desfila suas curvas, suas palavras, seus gestos, seus olhares, sempre a serviço da arte da interpretação e de seus desdobramentos.

Seus olhos penetram e deflagram com segurança, muito mais do que as palavras que sua boca possa nos dizer.

Não acredito em certo e errado, nem em melhor ou pior, mas, para mim, Mariana é uma das atrizes mais fortes de sua geração. Tem a atitude de alguém que ainda vai nos presentear com grandes interpretações e eu fico aqui sempre atento e ansioso pelos seus próximos passos e papéis.

Obrigado sempre, Mariana!

Fause Haten é estilista

Veja o verbete de Mariana Ximenes na Teatropédia

Para ver os outros depoimentos que compõem a semana em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, clique aqui.