Luz no Palco

Publicado em: 12/10/2011 |

Mais um aprendiz de Iluminação está trilhando seu caminho no universo profissional. Assim como Luana Belem, o paulista Fernando Azambuja também está atuando como operador de luz. A peça é “Crônica da Casa Assassinada”, com texto de Dib Carneiro Neto e direção de Gabriel Villela, que fica em cartaz até 16 de outubro, no Sesc Vila Mariana.

Publicado em 1973, o texto aborda a decadência de uma família mineira que, até então, tinha grande influência social. A história se passa em uma casa de fazenda, a qual abriga todos os sentimentos de amor, angústia e ódio, presentes entre as personagens.

No elenco estão Xuxa Lopes, Sérgio Rufino, Flavio Tolezani, Pedro Henrique Moutinho, Rogério Romera, Maria do Carmos Soares, Letícia Teixeira, Cacá Toledo, Helio Souto Jr. e Marco Furlan.

Sobre seus trabalhos anteriores, Fernando cita um, em especial, que acredita ter sido a oportunidade que o proporcionou um de seus maiores aprendizados. “Eu tinha acabado de começar o curso na Escola e o coordenador Guilherme Bonfanti resolveu me dar a chance de operar a luz no espetáculo ‘Flechas do Anjo do Esquecimento’, de José Sinisterra”.

A partir daí, o aprendiz conseguiu estampar seu nome na ficha técnica de diversas peças e em diferentes funções: já foi contrarregra em “Menino Teresa”, de Marcelo Romagnoli; atuou como diretor de palco em “Devassa”, de Nehle Franke, e “Otro”, de Enrique Diaz e Cristina Moura; fez montagem do espetáculo “Pílades”, encenado por José Fernando Azevedo; ajudou Guilherme Bonfanti na criação da iluminação de  “O Médico e o Monstro”, de Cláudio Botelho; e, ainda, desenhou e operou a luz no show da cantora Virgínia Rodrigues.

Fernando já trabalhou em diversos locais, como o Sesc Consolação, Pompéia, Belenzinho e Vila Mariana. Entretanto, ele confessa que esse último é bastante especial. “Já prestei muitos serviços, sempre fui muito bem acolhido e tenho o Sesc Vila Mariana quase como “minha casa”. Foi lá, paralelamente ao trabalho e ao curso aqui na Escola, que aprendi boa parte do que sei hoje”.

Quer assistir ao espetáculo? Então, corra, pois as últimas apresentações ocorrem nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

“Crônica da Casa Assassinada”

Quando: Até 16 de outubro. Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 18h

Onde: Sesc Vila Mariana

R.Pelotas, 141 – Vila Mariana