EN | ES

“Luz no Drama”, por Eduardo Tolentino

Publicado em: 11/03/2013 |

Fundador do consagrado Grupo Tapa, o diretor Eduardo Tolentino falou, no último sábado (9), sobre o tema “Luz no Drama”, aos aprendizes do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O bate-papo foi fechado aos aprendizes da Escola e ocorreu das 14h30 às 18h30, na Sede Roosevelt da Instituição. 

 

E, embora sua especialidade seja a direção cênica, Tolentino deu um show ao explicar sobre como o uso da luz pode, muitas vezes, ser fundamental na criação do processo dramático de uma montagem. “Se a luz é linda, mas não dialoga com os atores, não serve”, explica.
 
 
Eduardo Tolentino responde as perguntas dos aprendizes. (Foto: Acervo Interno)
 
O diretor abriu espaço para as questões dos aprendizes e contou sobre sua vasta experiência com o teatro, falando de suas peças e de como foi feito o uso da iluminação nas mesmas. “Nem sempre, ao falar da realidade imediata, você está tocando as pessoas. Às vezes, você fabula e, metaforicamente, isso pode tocar a plateia”, esclarece. 
 
Uma das dicas de Toledo para os futuros iluminadores é usar a intuição: “Quando não sei o que fazer, eu assisto a um filme de ação, por exemplo. Eu me desligo completamente daquilo em que estou focado. Negar a intuição é negar a arte”, declara. E deixa bem claro que eles precisam criar e experimentar: “Quanto mais referências você tem, mais rico é o seu repertório e sua arte. Mas você não pode partir apenas dela para criar”. 
 
“Como conseguimos ser atemporais e universais?”, questionou o diretor. A resposta fica em aberto, para os aprendizes responderem ao longo da vida e de suas respectivas carreiras.
 
Texto: Giovanna Offer

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS