EN | ES

Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite

Publicado em: 23/08/2012 |

Depois de três anos dedicados a uma minuciosa reconstituição da trajetória artística e pessoal do compositor Luiz Carlos Paraná (1932–1970), o poeta e jornalista Thiago Sogayar Bechara lança, amanhã (24),  às 19h, a biografia “Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite” (publicação independente, 377 págs., R$ 40), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Natural de Ribeirão Claro (PR), Luiz Carlos Paraná marcou a noite paulistana da década de 1960 com uma das principais casas noturnas da época, O Jogral, célebre ponto de reunião da intelectualidade brasileira e berço de alguns dos principais nomes da nossa música popular. O compositor fez parte da chamada Era dos Festivais, obtendo boa classificação com as canções “De Amor ou Paz” e “Maria, Carnaval e Cinzas”, defendidas, respectivamente, pelas vozes de Elza Soares e Roberto Carlos, nos anos de 1966 e 1967. Além disso, gravou discos e emplacou sucessos nas vozes de Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Cascatinha e Inhana, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Carlos José, Ângela Maria, Adauto Santos, dentre tantos outros.

Após apresentar ao leitor uma criteriosa pesquisa escrita em tom informal, para ser lida como um romance, conforme explica o autor, o Thiago surpreende o leitor com a segunda parte de sua obra, totalmente dedicada a um estudo analítico, desenvolvido por ele em sua pós-graduação acerca da temática da Memória Cultural. O assunto não é novidade na carreira do jovem escritor, que vem se dedicando a perfis de artistas como as atrizes Imara Reis e Claudia Alencar, e da cantora Cida Moreira, com a perspectiva de resgatar nomes importantes da nossa cultura. Dessa vez, se aprofunda nas razões históricas pelas quais o Brasil ficou conhecido por seus próprios habitantes como um “país sem memória”, tomando como exemplo o caso de esquecimento do compositor agora relembrado e, claro, baseando-se em todos os dados recolhidos e apresentados na primeira parte do livro, por meio de leitura bibliográfica e entrevista com mais de 100 pessoas, dentre elas, Julio Medaglia, Inezita Barroso, Paulo Vanzolini, Pena Branca, Chico Anysio, Léo Vaz, Ubiratan Lustosa, Mario Edson, Ana Maria Brandão, Pedro Miguel, entre outros.

Aos interessados em comprar o livro, basta entrar em contato e fazer o pedido com o autor, pelo e-mail: [email protected].

Sobre o autor
Thiago Sogayar Bechara tem 25 anos. Mesmo com a pouca idade, este é seu 4º livro! Em 2002, estreou com seu volume de poesias intitulado “Impressões” (independente), seguido por “Encenações” (Ed. Zouk, 2004) e “Imara Reis: Van Filosofia” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010). Para 2012, além da biografia de Luiz Carlos Paraná, estão previstos os trabalhos que o autor desenvolveu em torno da arte circense, em parceria com outros autores, e a biografia “Cida Moreira: A Dona das Canções”, também pela Imprensa Oficial, que edita a já consagrada Coleção Aplauso.

Serviço
Biografia: “Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite”
Autor:  Thiago Sogayar Bechara
Editora:  publicação independente, 2012.
ISBN: 9788587765376
Páginas: 377 págs.
Preço: R$ 40

Lançamento: Sexta-feira (24), das 19h às 21h30
Onde: Livraria Cultura Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista
Tel. (11) 3170-4033

Contato para pedidos: [email protected]

 

 

Texto: Majô Levenstein