Luah Guimarãez Fala Sobre Procedimento Artístico e Treinamento

Publicado em: 19/03/2013 |

“Teatro, a Diferença Entre Procedimento Artístico e Treinamento: Uma Fronteira Tênue”. Em torno deste tema, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove, em seu portal, nesta quinta-feira (21), às 16h, um Bate-Papo Online com participação da atriz e produtora Luah Guimarãez.

No encontro virtual, a convidada vai utilizar de sua experiência para abordar o assunto. Atuando profissionalmente na área das artes cênicas há mais de 20 anos, principalmente como atriz, produtora e realizadora de projetos encenados, Luah já trabalhou com os maiores diretores do teatro de São Paulo e com os principais dramaturgos da geração surgida nos anos 1990, na cidade.

Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, em 1991, mantém o sistema Viewpoints (técnica do ponto de vista) como fonte de treinamento e pesquisa. Seus trabalhos de maior visibilidade em teatro foram, entre outros: “Arena Conta Danton”, dirigido por Cibele Forjaz (2004-2005); “A Bruxinha Atrapalhada”, dirigido por Marcia Abujamra (2009-2011); o exercício “Tchekhov 4 – uma Experiência Cênica” (2010), dirigido por Adolf Shapiro; “O Idiota – Uma Novela Teatral” (2010-12), realizado pela mundana companhia e dirigido por Cibele Forjaz, e “Pais e Filhos” (2012-13).

Venceu, em 2003, o Prêmio Especial da APCA, ao lado de Renato Borghi, Élcio Nogueira e Débora Duboc, pela concepção da Mostra de Dramaturgia Contemporânea com o Núcleo de Teatro Promíscuo. Em 2002, ganhou o Prêmio Shell na categoria especial pela curadoria da Mostra.

Em 2007, Luah fundou, com Aury Porto, a mundana companhia. No ano passado, também inaugurou o ENTRE!, um espaço público de treinamento prático e trocas artísticas, que dialoga com a vocação para pesquisa da companhia.

Bate-Papo Online com Luah Guimarãez

Tema: “Teatro, a Diferença Entre Procedimento Artístico e Treinamento: Uma Fronteira Tênue”

Quando: Quinta-feira (21), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat