EN | ES

Longa “Hoje eu quero voltar sozinho” estreia com aplicativo de acessibilidade

Publicado em: 10/04/2014 |

Boa notícia para as pessoas com deficiência auditiva ou visual e para os que prezam por um mundo mais acessível: o público paulistano poderá assistir a “Hoje eu quero voltar sozinho”, que estreia hoje (10), com os recursos do aplicativo Whatscine em todas as sessões do filme no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

 

O Whatscine garante acessibilidade a pessoas com deficiência a partir de smartphones e tablets, transmitindo recursos de audiodescrição, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e subtitulação. O aplicativo, inédito no Brasil, chega graças a uma parceria entre a OSCIP Mais Diferenças, o Espaço Itaú de Cinema e a Vitrine Filmes.

 

“O Whatscine foi lançado recentemente na Europa e já está disponível no Brasil, isso mostra a importância do nosso país no cenário de inclusão das pessoas com deficiência”, comenta Luis Mauch, um dos idealizadores da iniciativa.

 

O longa, dirigido por Daniel Ribeiro, é baseado no curta “Eu não quero voltar sozinho”, que teve mais de 3 milhões de visualizações no Youtube. Na trama, Leonardo, um adolescente cego e superprotegido pela mãe, busca a independência e descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe. O filme conquistou dois prêmios na última edição do Festival de Berlim e um no Festival de Guadalajara.

 

Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi, Isabela Guasco e Selma Egrei compõem o elenco. O trailer acessível do filme está disponível no Youtube.

 

 

Sobre o Whatscine

O Whatscine – tecnologia desenvolvida pela Universidad Carlos III, de Madri – oferece acessibilidade a pessoas com deficiência em smartphones e tablets. Isso é possível graças aos recursos de (a) audiodescrição via fones de ouvidos; (b) imagens nas telas dos dispositivos de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); (c) e subtítulos também nos visores. Sua utilização não gera desconforto aos espectadores sem deficiência, pois possui baixa luminosidade e o áudio não é transmitido por alto-falante. O aplicativo oferece ainda opções de interatividade e publicidade aos espectadores, trazendo novas opções de entretenimento.

 

O objetivo do Whatscine é promover a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso à cultura para todos, equiparando oportunidades e incorporando novo público ao cinema.

 

Serviço

Filme: “Hoje eu quero voltar sozinho”

Quando: A partir de hoje (10), com sessões às 14h, 16h, 18h, 20h e 22h

Onde: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569 – Consolação

Tel.: (11) 3472-2368