“Levante”, de Roberto Alvim, faz temporada na SP Escola de Teatro

Publicado em: 22/06/2016 |

Cena de “Levante”

Se a SP Escola de Teatro tem espaços para peças de origem mais antiga, como “Motel Rashômon” (que estreia no dia 10 de julho), baseada em um conto escrito no início do século 20, temas mais contemporâneos também ganham destaque em nossas salas. É o caso de “Levante”, que reestreia no dia 7 de julho para curta temporada na Instituição.

O espetáculo da companhia Club Noir tem direção de Roberto Alvim e texto de Daniel Graziane e, de certa forma, teve seu início na SP Escola de Teatro, já que Alvim deu aulas a Graziane na primeira turma do Curso Regular de Dramaturgia.

No enredo de “Levante”, um grupo de hackers divulga informações confidenciais sobre um governo. O vazamento desencadeia uma série de ações políticas que visam destruir o sistema corrompido. A ideia é criar uma reflexão sobre como as redes sociais e as novas tecnologias digitais abrem caminho para os levantes populares.

Segundo o diretor, a atualidade do texto despertou sua vontade de montar a peça. Ele conta que as peças do Club Noir têm abordado temáticas políticas, o que se encaixa perfeitamente com o texto de Graziane. “Trata-se de um texto inédito na dramaturgia mundial, abordando um fenômeno completamente novo, o do poder político das redes sociais”, diz.

A peça traz referências recentes e reais, como as manifestações que eclodiram no Brasil em junho de 2013, e outras revoluções políticas que ocorreram em outros países. O escândalo do “Panama Papers”, quando vazaram documentos sobre a relação de políticos com empresas offshore, também inspiraram o espetáculo.

O elenco conta com Arthur Rangel, Diego Machado, Vinicius Tardelli, Taynã Marquezone, Érica Kou, Maria Alarza, Camilla Flores, Adriano Rodrigues, Douglas de Abreu e Leandro Grance.

“Levante”
SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600

Estreia dia 8 de julho. 5ª e 6ª, 21h. R$ 30.
Até 5 de agosto.

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023