Leituras dramáticas do SP Dramaturgias estão de volta

Publicado em: 28/04/2015 |

“Cidade Azul” e “Chá das Três”. São estes os textos escolhidos para serem lidos no próximo “SP Dramaturgias”, que acontece no dia 5 de maio, próxima terça-feira, às 19h40, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Escritos por Lucas Moura e Ana Carolina de Oliveira, respectivamente, os textos marcam a segunda edição do evento em 2015, que tem entrada gratuita e é aberto não só aos aprendizes como a interessados em geral.

Com orientação da dramaturga e roteirista Cecilia Bilanski, o “SP Dramaturgias” tem supervisão de Marici Salomão e Alessandro Toller, respectivamente coordenadora e formador do curso regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Diante do evento, Lucas sublinha a importância de estar em contato com obras de dramaturgos contemporâneos, o que “faz quebrar uma maneira viciada e ultrapassada de enxergar teatro”. Ana, por sua vez, destaca a oportunidade de ampliar o olhar na produção de novos textos por meio dos encontros em sala e explica que, “através da vivência, a troca de conhecimentos dos artistas envolvidos no processo oferecem uma intensa experimentação teatral”.

A peça de Lucas, “Cidade Azul”, traz um personagem homônimo que é obcecado pela ideia de ser médico. Abre um blog clandestino de medicina e conhece Flor, uma hipocondríaca. Os dois iniciam uma conturbada relação virtual, em uma cidade tomada por apagões. “Chá das Três”, de Ana Carolina, aborda o conflito de gerações entre três mulheres da mesma família. “Cada uma carrega características de seu tempo, o que evidencia a transformação do papel social da mulher”, sublinha a autora, acrescentando que a peça também busca questionar quais os limites da tecnologia e de que forma a ela interfere nas relações familiares.

Além de contar com uma orientador que também já foi aprendiz do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, como é o caso de Cecilia Bilanski, o projeto conta ainda com Deni Marquez, Isabely Fernandes, Vaneza Oliveira, Rafael Rodrigues e Moisés Baião, aprendizes do curso de Atuação; Douglas Ricci e Luana Miguel, de Direção; Cristina Santos, Daniele Veiga e Felipe Dias Batista, de Dramaturgia; Greta Liz, de Iluminação; e Murilo Simões de Lima e Fabio Lima, de Sonoplastia.

SP Dramaturgias: “Céu Azul” e “Chá das Três”
Quando: 5 de maio, terça, às 19h40
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – R1