Lançamento do livro “O design de aparência de atores e a comunicação em cena”, de Adriana Vaz Ramos

Publicado em: 29/10/2013 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco sedia, hoje (29), das 19h às 22h, o lançamento do livro “O design de aparência de atores e a comunicação em cena”, de Adriana Vaz Ramos, que é artista residente do curso de Cenografia e Figurino da Instituição. O evento é gratuito e aberto ao público.

No livro, publicado pela Editora Senac São Paulo, Adriana pretende analisar a linguagem utilizada para construir a aparência de atores e personagens no âmbito de espetáculos, a qual denominamos caracterização visual de atores, bem como dimensionar sua importância na edificação dos significados de uma dada obra artística.

Mesmo assim, a aparência não deve ligar-se diretamente à noção de estereótipos; remete antes à ideia de design de aparência, ou seja, não à representação propriamente dita do objeto, mas à sua sugestão. É esta “estratégia” de persuasão que irá colocar em movimento, no imaginário do receptor da arte, todos os substratos da cultura que lhe permitirão apropriar-se de seu conteúdo.

A obra é fruto de sua tese de doutorado em Comunicação em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Lucrécia D’Alessio Ferrara.

“Nesse livro, o design da aparência é apresentado como forma de intervenção cultural que permite criar outras ilações mediativas para o corpo e seu modo de aparecer, pois nessa pesquisa o termo aparência nada tem a ver com o desenho estabelecido pelo estilismo da moda ou do figurino”, comenta Lucrécia.

Serviço

Lançamento: Livro “O design de aparência de atores e a comunicação em cena”, de Adriana Vaz Ramos

Quando: Hoje (29/10), das 19h às 22h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt