Juliano Casimiro à frente dos cursos de Difusão Cultural

Publicado em: 01/01/2010 |

O professor, ator e diretor Juliano Casimiro está estruturando os cursos de Difusão Cultural da SP Escola de Teatro.  As primeiras turmas iniciam as atividades em abril. As inscrições para os cursos estarão abertas em março.

Enquanto os Cursos Regulares exigem dois anos para a formação, os cursos de Difusão Cultural serão semestrais, totalizando 26 cursos por ano.

Cada curso comporta até 30 alunos. Fazendo as contas, 780 novos alunos passarão pela Escola todos os anos. Isso sem contar os artistas-aprendizes dos cursos regulares.

O projeto dos cursos, que são gratuitos, foi dividido em duas vertentes democráticas: iniciação e reflexão.
“Reflexão quando falamos do aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área e, iniciação ao permitir que novos interessados sejam introduzidos em outras áreas do fazer teatral”, explica Juliano.

E as novidades não param por aí. “Também estamos estruturando cursos de Produção Cultural, área de ensino ainda muito restrita no Brasil”, anuncia Juliano.
TRAJETÓRIA DE UM PENSADOR

A trajetória de Juliano sempre esteve relacionada com o ensino e a prática teatral. Ele nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo. Depois de cursar Artes Cênicas na Unicamp, foi trabalhar como ator no Rio de Janeiro. Mais adiante se mudou para São Paulo, onde fez especialização e mestrado na área de psicologia. Desenvolveu sua pesquisa trabalhando com teatro e crianças, de forma a investigar os processos criativos.

Juliano também fundou e dirigiu a companhia Cavalo de Tróia entre 2003 e 2008. Atualmente é professor de Estética Teatral, Prática Teatral e dos cursos de Aperfeiçoamento do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

“Objetivos como realizar um diálogo horizontal com a comunidade, proporcionar benefícios sociais, educativos e culturais, compõem uma meta que não deixaremos de atingir”, garante Juliano.