Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Jornalistas registram em livro trajetórias de diretor e companhia do Amazonas

Publicado em: 09/03/2017

 
Um dos mais importantes artistas do Teatro amazonense, Nonato Tavares é o tema de um livro recém-lançado em Manaus. “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” (Editora Valer) traça um perfil do diretor, ator e cenógrafo amazonense e da companhia Vitória Régia, fundada por ele e em atividade há mais de 30 anos em Manaus.
 
De autoria dos jornalistas Jony Clay Borges e Rosiel Mendonça, “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” parte da biografia do artista para narrar a trajetória da Vitória Régia, desde sua criação até os dias atuais. A obra enfoca ainda o repertório da companhia, destacando montagens marcantes do Teatro no Amazonas, como “A maravilhosa estória do sapo Tarô-Bequê”, “Tributo a Chico Mendes”, “Piquenique no front”, “O que era e o que não devia ser” e “Papai cumpriu sua missão”.
 
Além do registro, o livro é uma justa homenagem a uma das figuras mais importantes do Teatro amazonense, como apontam os autores. “Nonato sempre se preocupou em produzir um teatro de qualidade e que não ficasse restrito à capital ou às zonas centrais de Manaus, por isso ao longo da história da companhia foram frequentes os intercâmbios com o interior do Amazonas e outras localidades da região Norte. A gestão dele à frente da Fetam também merece ser lembrada, pois foi quando surgiu o Festival de Teatro da Amazônia”.
 

O livro traz ainda uma entrevista com Nonato, além de depoimentos de personalidades importantes das Artes Cênicas do Amazonas e de São Paulo, entre eles Márcio Souza, Koia Refkalefsky e Darcy Figueiredo. A obra também será distribuída entre bibliotecas e escolas de Manaus, além de bibliotecas de outros Estados. 




Relacionadas:

Notícias | 18/ 08/ 2022

Cia. Repertório Rodriguiana homenageia Nelson Rodrigues com leitura de suas obras na sede Roosevelt da SP

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 08/ 2022

Concurso SP Drag Acuenda acontece nesta quinta, 18, na sede Roosevelt da SP!

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 08/ 2022

Festival de Curitiba lança rede social para divulgar trabalhos, oportunidades e conectar profissionais do setor cultural

SAIBA MAIS