João Silvério Trevisan Ministra Curso na Escola

Publicado em: 07/05/2013 |

O 6º andar da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco estava abarrotado de gente e outras tantas pessoas esperando, no térreo, por uma vaga como ouvintes, no primeiro dia de aula do curso “Literaturas Contemporâneas e Fusão de Linguagens”, promovido pelo departamento de Extensão Cultural da Instituição.

Orientado pelo escritor João Silvério Trevisan, o curso seguirá até 3 de julho, com aulas às segundas e quartas-feiras. Dentre os alunos, estudantes de letras, de tradução, atores, candidatos a escritores e alguns até com livros publicados, como é o caso de Plínio de Paula Simões Filho. “O que mais me motivou a participar deste curso foi a oportunidade de trocar experiência com os outros alunos e com o professor. Acho que o grupo poderá render bons diálogos e um ótimo aprendizado”, aposta Plínio.

Antes de cada um se apresentar e dizer o que o levou a se inscrever para as aulas, Trevisan falou sobre a proposta do encontro e traçou um perfil rápido de sua trajetória profissional, que inclui três prêmios Jabuti e três APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). “Na contemporaneidade, as novas mídias e o bombardeio de comunicação via web tornam inevitável o entrecruzamento das várias linguagens e diferentes setores das artes. É cada vez mais difícil falar de criações estanques. Teatro, literatura, música, cinema e artes plásticas interpenetram-se num horizonte cada vez mais compartilhado para sua mais plena expressividade”, observou o orientador.

Como primeira tarefa, Trevisan pediu que cada aluno escrevesse, em uma folha, seu nome e qual obra causou mais impacto em sua vida. “Pode ser um livro, uma peça de teatro, um filme. De preferência, ficção”, disse o professor, que cobrou dedicação de todos. “As aulas acontecem duas vezes por semana, num espaço de tempo relativamente curto. Daí que preciso do empenho de todos. Evitem faltas, leiam e produzam muitos textos”, alertou.

Texto: Majô Levenstein