Jefferson Del Rios lança coletânea de críticas, entrevistas e resenhas

Publicado em: 09/03/2020 |

O crítico Jefferson Del Rios e Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição. Foto: Bruno Galvincio/SP Escola de Teatro

Nesta terça-feira (10), 19h, na Livraria Martins Fontes Paulista, tem o lançamento do livro “Teatro, Literatura, Pessoas” (Edições Sesc SP), do crítico paulista Jefferson Del Rios. A obra reúne críticas teatrais, entrevistas, resenhas e perfis de escritores, atores, diretores e fomentadores culturais do Brasil, constituindo-se um dos mais importantes trabalhos da cena contemporânea nacional.

Na ocasião de lançamento, Del Rios participa de um bate-papo com o ator e dramaturgo Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Os textos compilados no livro foram publicados por Jefferson Del Rios entre 1969 e 2015 em diversos jornais e revistas brasileiros. O trabalho ainda conta com índices cronológico, alfabético e onomástico, que auxiliam a pesquisa do leitor.

PARCERIA

Jefferson Del Rios é um colaborador especial da SP Escola de Teatro. “Conheço o talento e a força criativa que circula pela Escola, e acredito que a crítica precisa circular também. Então, por que não colaborar com uma instituição como a SP Escola de Teatro?”, diz.

Del Rios começou sua carreira no jornal Folha de S.Paulo, onde trabalhou de 1969 a 1984. Também tem passagens por veículos como as revistas IstoÉ, Vogue e Bravo! e pelo jornal O Estado de S. Paulo, destacando-se como um dos principais críticos especializados em teatro do Brasil.

Para ele, o trabalho da crítica é importante não só pela análise da arte, mas como ferramenta histórica que guarda o contexto social de um país. Segundo Del Rios, na crítica um estudante pode encontrar informações sobre peças montadas há décadas, pode entender como era o teatro de muito antes e usar este conhecimento como referência hoje.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”