Jantar solidário ajuda pessoas trans em situação de rua em ação da Translúdica com a SP Escola de Teatro

Publicado em: 02/02/2021

Equipe da Translúdica Crédito da foto: Edson Lopes Jr,

A sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro na última sexta-feira, 29, sediou dois belos eventos: a abertura da 9ª edição da SP TransVisão e a ação solidária  Jantar Afeto e Música.

Sob o comando e organização de Guttervil e Fernanda Kawani Custódio, da Translúdica- Loja Colaborativa, a primeira loja colaborativa trans do Brasil, a equipe voluntária distribuiu roupas, marmitas e itens de higiene para pessoas trans em situação de vulnerabilidade. Além da região da Roosevelt, o evento social também atendeu pessoas trans na região da Praça da Sé, no coração de São Paulo. Infelizmente, essa é uma triste realidade que assola as cidades brasileiras e engajamentos como este da Translúdica são extremamente necessários.

Apesar das dificuldades, a Transludica segue realizando suas ações sociais. Só em 2021, entregamos mais de 150 Marmitex para população trans em situação de vulnerabilidade, além de kits de higiene e anti-covid-19. Estamos nos organizando para expandir ainda mais essa ação tão necessária para o momento delicado que nosso pais enfrenta”, comenta Fernanda, que afirma ainda como é de suma importância unir esforços nesse momento de pandemia de coronavírus, cenário que deixa as pessoas trans em situação de rua ainda mais expostas e desprotegidas.

A SP escola de Teatro nos convidou para mais 1 ano de apoio ao evento para unir forças e realizar essa semana da visibilidade trans de forma abrangente para que todas as classes trans tenham acesso a esse evento. Essa parceria de 3 anos vem dando frutos, prova disso é o público crescente das nossas ações”, finaliza a empreendedora.

Fernanda Kawani Custódio e Guttervil Crédito: Edson Lopes Jr.

Conheça as personalidades convidadas da 9ª edição da SP TransVisão

É a partir dessa premissa, de união, parceria, empatia e solidariedade, que a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que gere a SP Escola de Teatro, criou há 9 anos o projeto da TransVisão.

“Quando decidimos lá atrás fazer o SPtransvisão, e construímos tudo em dias, a ideia era fazer do evento um equipamento cultural para dar visibilidade às nossas colaboradoras, profissionais que nos orgulham muito. Além disso, a proposta era de união e colaboração, que permitisse que construíssem juntes com entidades, coletivos e instituições parceiras da luta, debates, críticas e análises que ajudem na reflexão sobre direitos, gênero, sexo, sexualidade, diferenças, desigualdades, raça, classe, vulnerabilidades, sonhos, avanços, conquistas, mas principalmente sobre dar voz às pessoas trans”, explica Rachel Rocha, conselheira da associação e advogada e ativista de Direitos Humanos, membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/subseção Santo Amaro e integrante do projeto TransVisão desde o início.

Para a intelectual, o evento, que em 2022 completa 10 edições, tem um papel fundamental na luta diária antitransfóbica no Brasil, que cada vez se torna mais complexa e dura, principalmente nessa onda obscurantista que tem ganhando cada vez mais espaço na cena política e social do país.

Ação social da 9ª edição da SP TransVisão

Visibilizar é estar e falar junto nesta pauta diária antitransfóbica, e neste passo a SPescola caminha ao lado. Em 2022 celebraremos 10 Anos do SPtranvisão, e penso que será importante fazer um resgate histórico sobre esses períodos, principalmente porque para a população trans sobreviver a este momento que o mundo atravessa, tem sido um ato de grande resistência, considerando as desigualdades sociais, econômicas e políticas, escancaradas pela crise pandêmica. Sabemos que a tarefa será árdua, mas a gente insiste e resiste juntes com todas, todos e todes”

Confira a galeria com a equipe que participou da ação social!


Por Luiza Camargo




Relacionadas:

Notícias | 29/ 11/ 2021

1º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023 acontece de 2 a 7 de dezembro no YouTube da SP

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 11/ 2021

22ª edição do festival Satyrianas começa nesta quinta (2); conheça a programação!

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 11/ 2021

Prêmio Arcanjo de Cultura, que tem apoio da SP Escola de Teatro, será em 8/12 no Theatro Municipal: veja indicados de 2021

SAIBA MAIS