J. C. Serroni reúne escritos e imagens da cenografia brasileira em novo livro

Publicado em: 26/11/2013 |

Reconhecido internacionalmente, o cenógrafo J. C. Serroni, que coordena os cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, vai lançar, amanhã (27), seu novo livro: “Cenografia brasileira: notas de um cenógrafo”. O lançamento acontecerá a partir das 19h, na Livraria Martins Fontes.

Em sua nova obra, que é editada pelo Sesc, Serroni reúne escritos e imagens fundamentais para a memória e a compreensão da atual produção cenográfica brasileira.

Resultado de profunda pesquisa, o livro aborda os seguintes temas: cenografia brasileira desde os seus primórdios até hoje; cenógrafos e experiências anteriores à década de 1940; cenografia analisada década a década de 1940 a 1990; cenografia de festivais; exposições e centros de estudos; a situação do profissional cenógrafo; e cenógrafos mais representativos nacionalmente.

Sobre o autor

José Carlos Serroni nasceu em 1950, na cidade de São José do Rio Preto (SP). É cenógrafo e arquiteto teatral. Licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), em 1971. No período de 1977 a 1982, foi cenógrafo-figurinista e um dos coordenadores do Departamento de Cenografia e Arte da R.T.C – Rádio e Televisão Cultura de São Paulo, onde realizou inúmeros projetos de cenografia e figurinos. Internacionalmente reconhecido, foi ex-colaborador do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) de Antunes Filho e criador do Espaço Cenográfico, escola livre de cenografia. Em 2002, publicou uma ampla pesquisa, “Teatros – Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil”, uma radiografia dos principais palcos do País, com informações sobre 892 casas de espetáculos, contemplando os 26 Estados e o Distrito Federal.

Serviço

Lançamento: Livro “Cenografia brasileira: notas de um cenógrafo”, de J. C. Serroni

Quando: Amanhã (27), às 19h

Onde: Livraria Martins Fontes