Izaías Almada é o convidado do Bate-Papo Online desta quinta

Publicado em: 16/10/2015 |

O ator Izaías Almada participa do Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (22), das 16h às 17h, aqui no portal da Escola.

O tema da conversa é “Izaías Almada: Um homem de teatro”. Para participar, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat no horário do bate-papo.

Sobre o participante

Mineiro de Belo Horizonte, Almada estudou interpretação no Teatro Universitário de Minas Gerais. Em São Paulo, estudou por dois anos na Escola de Arte Dramática de São Paulo e cursou três anos de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo – ambos os cursos foram interrompidos quando, em 1969, aos 27 anos, Almada se tornou um preso político da Ditadura Militar.

Antes de ser preso, Almada trabalhou no Teatro de Arena, um marco do teatro paulistano, em peças como “Arena conta Zumbi” e “O inspetor geral”. Era responsável pelo Núcleo 2, onde dirigiu “Escola de mulheres”.

Na década de 1970, dividiu palco com Paulo Autran e Bibi Ferreira na primeira montagem do musical “O homem de la mancha”. Fez, ainda, “Cândido”, com direção de Myriam Muniz. Em uma temporada em Portugal, em 1973, atua em “Cemitério de automóveis”, montagem da companhia Ruth Escobar com direção de Victor Garcia.

Até 1990, passa a se dedicar ao mercado publicitário, criando e produzindo mais de 500 filmes no Brasil e no exterior. Em 1984, ganha o Leão de Ouro em Cannes, na categoria “Perfumes”.

Após escrever, em 1986, o longa “Heróis e covardes”, sobre a Inconfidência Mineira, Almada segue com o ofício na década de 1990. Agora vivendo em Portugal, ele se junta ao cineasta Luís Filipe Rocha para escrever os filmes “Amor e dedinhos de pé” e “Sinais de fogo”.

Em 1997, Almada retorna ao Brasil e escreve as peças como “Lembrar é resistir”, “Uma questão de imagem” e o musical “Estação Sé”, versão paulistana de “West side story”. Atualmente, tem duas peças inéditas: “Relação custo$benefício” e “Assassinatos dentro da lei”.

Bate-Papo Online com Izaías Almada
Tema: “Izaías Almada: um homem de teatro”
Quando: Quinta-feira (22), das 16h às 17h

Notícias | 19/ 04/ 2024