EN | ES

Itaú Cultural recebe projeto Aisthesis

Publicado em: 23/04/2015 |

Por meio do edital “Rumos Itaú Cultural 2013-2014”, programa sobre criação e instante voltados para dança e teatro que teve mais de 15 mil inscritos, seis artistas brasilienses trazem a São Paulo a chamada “Prática Aisthesis: a criação em fluxo”, em evento que começa amanhã (24) e vai até o próximo domingo (26), no Itaú Cultural.
 
O projeto Aisthesis, que se propõe a investigar procedimentos de criação em zonas híbridas entre o teatro, a dança contemporânea, a performance e suas relações com o espectador, nasceu do encontro entre o bailarino e coreógrafo Édi Oliveira, o diretor e performer Francis Wilker, a diretora e bailarina Kênia Dias, a coreógrafa Giselle Rodrigues, o ator e diretor Jonathan Andrade e o pesquisador Glauber Coradesqui. Eles tem como objetivo investigar, praticar e sistematizar princípios e procedimentos de criação envolvendo dança, teatro e performance, em constante diálogo com o espectador.
 
As experimentações do coletivo buscam superar a dicotomia “processo versus obra” e expandir a noção de acontecimento artístico ao propor o próprio ato do encontro entre diferentes pessoas e a percepção das potências do instante como tempo-espaço de arte. A prática envolve a realização de encontros sem tema, texto, roteiro ou ensaio e se mostra aberta às interferências mais diversas, sem a intenção de criar um espetáculo ou mesmo registrar ou decodificar momentos que serão repetidos posteriormente. É também acompanhada por conversas, diálogos e produções de naturezas diversas como textos, imagens e relatos.
 
A programação completa dos três dias de evento pode ser encontrada clicando aqui. Algumas atividades requerem inscrição, outras solicitam somente a presença antecipada para retirada de ingressos, sujeitos a lotação da sala.
 
Serviço
“Prática Aisthesis: a criação em fluxo”
Quando: de 24 a 26 de abril | Ver programação 
Onde: Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Tel.: 11 2168 1777 / 2168 1776