Intercâmbio: hospede um estudante carioca em SP e ganhe um lugar para ficar no Rio de Janeiro

Publicado em: 23/10/2014 |

A Satyrianas 2014 está chegando. De 20 a 23 de novembro, o evento promovido pela Cia. de Teatro Os Satyros, que chega à sua 15ª edição, traz uma programação totalmente gratuita de 78 horas ininterruptas de teatro, literatura, performance, dança e música.

Uma das novidades que já despontam na edição deste ano é a vinda de 80 estudantes cariocas da Unirio que participarão de atividades do festival. Como nem todos têm algum lugar onde se hospedar em São Paulo, e pensando em estimular trocas culturais e artísticas mais potentes, a produção do evento está promovendo um interessante intercâmbio.

Funciona da seguinte maneira: quem colaborar oferecendo hospedagem aos 20 estudantes que não têm onde ficar, de 21 a 23 de novembro, serão “recompensados” com reciprocidade. Ou seja, como contrapartida, ganharão um lugar para ficar no Rio de Janeiro, nas mesmas condições. Os estudantes chegarão no centro de São Paulo às 6h ou 7h do dia 21 (sexta-feira), e partirão no dia 23 (domingo), por volta das 23h.

Gostou da ideia e tem um cantinho para oferecer em São Paulo? Envie um e-mail para [email protected] e combine os detalhes.

Satyrianas 2014

Organizado anualmente pelos Satyros, com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o evento é realizado na Praça Roosevelt e em outros teatros e espaços culturais da região central da cidade.

Em 2007, recebeu o Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e já faz parte do calendário oficial do Estado. Em sua última edição, teve um público de dezenas de milhares de pessoas, no período entre 14 e 17 de novembro, exibindo 543 atrações, entre elas, vários projetos exclusivos de aprendizes e formadores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

“Este ano, Os Satyros têm muitos motivos para festejar. São 25 anos de história. História de resistências, conquistas, lutas e descobertas. Fica assim nosso convite aos amigos para dividirem essa festa conosco. E mantendo o espírito original das Satyrianas: uma festa dos artistas para a cidade. Uma festa para o teatro que sempre será maior do que toda e qualquer ameaça que a especulação imobiliária possa provocar. Vamos festejar no meio dessa luta, porque somos de teatro e fortes!”, diz o grupo, em mensagem publicada no site do evento.

O coordenador geral da Satyrianas, Gustavo Ferreira (que também é produtor na SP Escola de Teatro), adianta: “queremos superar as 543 atrações que tivemos ano passado e expandir os espetáculos que marcaram presença no projeto”.

Em 2014, os Satyros receberam o Prêmio Shell na categoria Inovação, pela “projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social.”

O evento também inspirou um longa-metragem, “Satyrianas, 78 horas em 78 minutos”. O “docudrama”, que mistura fatos e ficção, é produzido pela Muk e Na Laje Filmes, dirigido pelo americano Jeff Luna. Assista ao teaser do filme, que entrou em cartaz no ano passado.

Satyrianas 2014

Quando: De 20 a 23 de novembro

Onde: Praça Roosevelt e teatros e espaços culturais da região central da cidade