Inspirados pela Música

Publicado em: 14/03/2012 |

“Qual a música que te motiva, te faz refletir e tem o poder de te mover?”

A manhã do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foi agitada por essa pergunta feita pelo artista convidado Eugênio Lima. Na atividade proposta por ele, os aprendizes do Módulo Verde tinham que trazer uma canção e dissertar sobre seus elementos. Cada música foi discutida coletivamente levando em conta o contexto social, político, econômico e artístico em que foi criada.

O artista conduziu a conversa com os aprendizes, costurando o processo de composição dos sons para o teatro. “A ideia é percorrer as criações musicais e compreender coletivamente. É preciso reconhecer diversos elementos ao pensar em composição para uma cena”, comenta Lima.

Além de ser formado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Lima é ator, DJ e MC. Também integra o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um grupo que pesquisa a cultura hip-hop e sua linguagem, mesclando seus elementos com o teatro épico.

Entre Elis Regina e sucessos da MPB, o aprendiz Marcelo Franco escolheu a canção “Cantar” da banda Natiruts. “Me identifico com esta música, pois ela fala sobre a conscientização política e a necessidade de união do povo brasileiro”, conta.

Texto: Leandro Nunes