Inscrições abertas: Workshop ‘Teatro contemporâneo europeu’

Publicado em: 29/07/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove, no dia 12 de agosto, às 19h, o workshop “Teatro contemporâneo europeu – Um confronto com fragmentos de linguagem”, com o dramaturgo e diretor artístico suíço Anton Rey. O curso é destinado exclusivamente a aprendizes da Escola, e as inscrições devem ser feitas online, aqui no portal.

O curso apresentará uma introdução ao teatro contemporâneo sob a ótica desenvolvida na Europa desde a década de 1990. Ele explorará maneiras específicas em que profissionais de teatro concebem modos poéticos de produção e performance, explorando exemplos de seu trabalho de palco.

A primeira parte consistirá em uma introdução teórica, na qual um material de texto e vídeo de produções de Teatro Contemporâneo Europeu serão consideradas. A segunda parte consistirá em exercícios de improvisação e teatro desconstrutivo como maneiras de trazer mudanças políticas e/ou estéticas. Como texto de base, serão utilizadas partes de “Contrato do comerciante – Uma comédia bancocrática”, da ganhadora do Prêmio Nobel Elfriede Jelinek.

O que Jelinek faz é lidar com esta mudez para mostrar, usando uma linguagem depravada, o quão depravado é e de onde esta depravação vem, e analisar esta língua de segunda mão usando citações e mitologias pop.

Para maiores informações sobre os textos de Jelinek: www.elfriedejelinek.com

Sobre Anton Rey

Anton Rey nasceu na Suíça em 1959 e tem trabalhado como dramaturgo e diretor artístico em vários teatros e festivais na Alemanha, França e Escócia. Desde 2002, ensina sobre a história do teatro e dramaturgia na Universidade de Artes de Zurique. Em 2007, ele fundou o Instituto para Artes de Performance e Filme na mesma universidade.

Rey também trabalha em conjunto com o diretor do Centro Suíço de Epilepsia no projeto Act Like You Mean It, que já foi apresentado em vários países e estará no Rio de Janeiro e em São Paulo no mês de agosto.

Workshop “Teatro contemporâneo europeu”

Quando: Dia 12/8, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt