Inscrições abertas para quatro cursos de Extensão Cultural de agosto

Publicado em: 02/07/2013 |

Quatro cursos gratuitos, oferecidos pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, têm inscrições abertas a partir de hoje (2). São eles: “Processos criativos de encenadores brasileiros”; “Corpo, espaço e tecnologia: o audiovisual e a cena”, “Música na cena: iniciação à percussão” e “Produção musical”.

Rodolfo García Vázquez coordena um dos cursos, que tem participação de outros 17 diretores de renome

As inscrições devem ser feitas online, até o dia 21 deste mês, no site da Escola. As aulas começam em agosto. Os cursos têm 64 horas de duração cada. Saiba mais sobre eles:

Processos criativos de encenadores brasileiros

Coordenador responsável: Rodolfo García Vázquez

Diretores convidados: José Fernando de Azevedo, Fernando Neves, Márcio Meirelles, Hugo Possolo, Nelson Baskerville, Cibele Forjaz, Claudia Schapira, Carla Candiotto, Alexandra Golik, Sergio de Carvalho, Marcio Abreu, Marco Antônio Rodrigues, Jezebel de Carli, Zé Henrique de Paula, Felipe Hirsch, Roberto Alvim e Johana Albuquerque.

O objetivo desde curso de Extensão Cultural é oferecer aos participantes contato com 17 dos mais destacados encenadores brasileiros e discutir seus processos criativos valendo-se de depoimentos pessoais, exemplificação com vídeos de espetáculos e debates com a plateia. O curso contará, ainda, com uma apresentação sobre criatividade feita por Rodolfo García Vázquez, que também é coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro.

Corpo, espaço e tecnologia: o audiovisual e a cena

Orientadora: Lina Lopes

O curso, por meio da abordagem teórica e prática, via dispositivos audiovisuais, tem como objetivo ampliar o uso do corpo no espaço cênico. Serão apresentadas performances, peças de teatro, danças e intervenções urbanas que utilizam a tecnologia do vídeo digital, bem como da internet, para expandir o espaço físico e o espaço corporal.

Música na cena: iniciação à percussão

Orientador: Denis Duarte

O curso propõe a iniciação à técnica de percussão do djembê (instrumento da Costa Oeste africana), de instrumentos do Maracatu Nação (alfaia, caixa, ganzá, guonguê, agbê) e à composição de improviso, a partir da apropriação das técnicas específicas destes instrumentos.

Produção musical

Orientador: Pedro Lima

Este curso tem como objetivo apresentar, definir e explorar a figura do produtor musical de um disco, de uma trilha para teatro ou uma peça publicitária, bem como operar as ferramentas disponíveis. O curso também traçará um panorama sobre os produtores que se destacaram internacionalmente, seus vários estilos, e quais perspectivas profissionais tem o produtor musical de hoje.

Inscrições para os cursos:

“Processos Criativos de Encenadores Brasileiros”, com Rodolfo García Vázquez e diretores convidados

“Corpo, Espaço e Tecnologia: O Audiovisual e a Cena”, com Lina Lopes

“Música na Cena: Iniciação à Percussão”, com Denis Duarte