Inscrições abertas: cursos gratuitos de commedia dell’arte, iluminação e construção de personagem

Publicado em: 31/03/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições para três cursos de Extensão Cultural, todos gratuitos, com duração de 64 horas cada e realizados na Sede Roosevelt da Instituição.

São eles: “Commedia dell’arte”, que terá o italiano Enrico Bonavera como orientador; “Iluminação para além do teatro”, orientado por Camilo Bonfanti, André Boll, Caetano Vilela, Fernanda Carvalho, Miló Martins; e “A desconstrução do ator e a construção do personagem”, orientado por Sergio Zlotnic.

As inscrições devem ser feitas online, no portal da Escola.

“Commedia dell’arte”

Sob a batuta de um dos maiores expoentes do mundo na Commedia Dell’Arte, o italiano Enrico Bonavera – ator no renomado Piccolo Teatro de Milão desde 1987 –, o curso abordará a linguagem do Realismo Estilizado; o uso da máscara na Commedia dell’arte, estudo e conhecimento dos principais personagens da Commedia e seus gestos e posturas; prática da improvisação por meio de um canovaccio (roteiro) com a montagem de cenas tradicionais.

De 5 a 28 de maio, serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais sobre a linguagem do corpo. O prazo de inscrição vai até 21 de abril.

“Iluminação para além do teatro”

Dividido em cinco módulos, o curso tem como objetivo propiciar a possibilidade aos participantes de aprofundar seus conhecimentos em outras áreas de atuação da luz para além do teatro, explorando suas características diversas, suas similaridades e diferenças.

As áreas que recebem atenção são: Show, dança, ópera, exposições e eventos corporativos. Os encontros acontecerão de 5 de maio a 21 de julho, e as inscrições ficarão abertas até 21 de abril.

A desconstrução do ator e a construção do personagem”

O objetivo do curso é aproximar a atividade do ator à do psicanalista: enquanto o primeiro faz contato com a “outra voz” do personagem, buscando dar a ela expressão, o segundo se posiciona no sentido de facilitar a manifestação do discurso do analisando – estrangeiro até mesmo ao próprio sujeito falante.

Com inscrições abertas até 24 de abril, as aulas acontecerão de 8 de maio a 11 de julho.

Inscrições para os cursos:

“Commedia dell’arte”, com Enrico Bonavera

“Iluminação para além do teatro”, com Camilo Bonfanti, André Boll, Caetano Vilela, Fernanda Carvalho e Miló Martins

“A desconstrução do ator e a construção do personagem”, com Sergio Zlotnic

Quando: Inscrições para “Commedia dell’arte” e “Iluminação para além do teatro, até 21 de abril; e para “A desconstrução do ator e a construção do personagem”, até 24 de abril

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2014/cursos-em-andamento