EN | ES

Inscrições abertas: curso ‘Formação de instrutores em jogos teatrais’, com Ingrid Koudela

Publicado em: 08/10/2014 |

Estão abertas, até o dia 27 de outubro, as inscrições para o curso gratuito “Formação de instrutores em jogos teatrais”, promovido pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com orientação da pesquisadora, diretora, professora, escritora e tradutora Ingrid Koudela.

 

O curso, que acontece de 3 a 28 de novembro no Espaço Koudela (Av. Claudio Franchi, 68 – Monte Kemel), com aulas de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, é voltado a Professores, artistas e estudantes de Artes Cênicas e tem Maia Dormien Koudela como coordenadora assistente.

 

Instrução é o foco da experimentação a ser desenvolvida durante o curso. Segundo Koudela, a instrução é um elemento chave na coordenação de processos de teatro e um valioso instrumento didático. “Através da voz do instrutor, o jogo teatral se transforma em lugar de encontro que gera energia para o desenvolvimento de habilidades e competências de atuação. O aprendizado artístico, facilitado pelo instrutor, se transforma em processo de produção de conhecimento”, diz.

 

Confira outros cursos gratuitos de Extensão Cultural com inscrições abertas.

 

A orientadora

A Prof.ª Dr.ª Ingrid Koudela é livre-docente pela ECA-USP. Pesquisadora pelo CNPq com Bolsa de Produtividade de Pesquisa. Docente do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA-USP. Docente do Curso de Licenciatura em Teatro da Uniso — Universidade de Sorocaba. Autora de “Jogos Teatrais” (Editora Perspectiva, 2011, 7ª edição), é tradutora e introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil.

 

Pesquisadora de Brecht, com ênfase nas peças didáticas, publicou os seguintes volumes de sua autoria: “Brecht — Um Jogo de Aprendizagem” (2007); “Um Voo Brechtiano” (1992); “Texto e Jogo” (2010) e “Brecht na Pós-Modernidade” (1996), todos pela Perspectiva. Organizadora do volume “Heiner Müller — O Espanto no Teatro” (Perspectiva, 2003). Em parceria com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg, publicou a tradução da obra de Georg Büchner, “Georg Büchner — Na Pena e na Cena” (Perspectiva, 2004), que recebeu indicação para o Prêmio Jabuti, em 2005. 

 

É colaboradora em vários verbetes do “Dicionário do Teatro Brasileiro” (Perspectiva, 2006) e da “História do Teatro Brasileiro” (Perspectiva, 2013). Editora de “Léxico de Pedagogia do Teatro” (2014), também pela Perspectiva.