EN | ES

InDica | Mostra Rumos Itaú Cultural Teatro – Processos de Pesquisa e Criação

Publicado em: 26/08/2011 |

Cerca de 200 artistas das artes cênicas de 11 estados do País vão se reunir no Itaú Cultural para compartilhar entre si e com o público os resultados de seus processos de pesquisa e criação, em debates mediados pela diretora Cristiane Paoli Quito e pela performer Eleonora Fabião, na Mostra Rumos Itaú Cultural Teatro, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro.

 

O Rumos Teatro surgiu a partir do programa Próximo Ato – Encontro Internacional sobre Teatro Contemporâneo, criado em 2003. O projeto ganhou dimensão nacional e foi reformulado, três anos depois, com um eixo de debate baseado no conceito de teatro de grupo, para assim, abranger as cinco regiões do Brasil. Ao todo, foram selecionados 12 projetos de pesquisas cada um proposto por dois grupos, que o realizariam em intercâmbio entre eles. Os trabalhos, frutos desse programa, serão apresentados na Mostra.

 

O evento busca promover uma semana dedicada ao teatro, abordando prática, teoria e processos criativos desta arte. Além da abertura dos processos de trabalho dos grupos selecionados pelo edital Rumos Itaú Cultural Teatro 2010–2012, a programação conta com uma instalação permanente da Cia. Os Irmãos Guimarães, palestras e o lançamento do livro “Próximo Ato: Teatro de Grupo”, resultado de um mapeamento nacional de cinco anos, coordenado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

 

A semana da Mostra será aberta por uma palestra com Laymert Garcia dos Santos, ensaísta e professor de arte, tecnologia e cultura. O professor abordará o tema “Teatro, Mito, História e Tecnologia”, estabelecendo relações entre a atualidade da articulação entre os quatro termos.

 

A professora Cecília Salles também vai realizar uma palestra com o tema “Processos de Criação em Rede. Interações como Espaço de Possibilidade”. No encerramento do evento, as professoras Cecília Salles, Eleonora Fabião e Cristiane Paoli Quito vão se reunir com os demais participantes para um balanço das conversas.

 
 

Confira programação completa aqui.

 

 

Texto: Renata Forato