SP Escola de Teatro

InDica | Espetáculo da Cia. Livre atualiza história clássica sobre mudança de sexo

A nova encenação de Cibele Forjaz – a décima com sua Cia. Livre –, “Maria que virou Jonas ou A força da imaginação”, acaba de estrear no Sesc Belenzinho, onde cumpre temporada até 15 de março, com sessões de quinta a domingo.

Inspirada no ensaio “Da força da imaginação”, do filósofo Michel de Montaigne (1533-1592), a montagem tem como mote uma trama sobre mudança de sexo. Na dramaturgia de Cássio Pires, a história da francesa Marie-Germain, que nasceu mulher e mudou de sexo, é transposta do século XVI para a contemporaneidade.

(Foto: Caca Bernardes/Divulgação)

Tendo no elenco Lúcia Romano e Edgar Castro, a peça ainda coloca em discussão as crenças, leis e questionamentos acerca dos limites entre representação, fantasia, teatralidade e aparência. A pesquisa para sua concepção durou um ano.

A fábula de Marie que virou Germain foi revisitada pelo historiador e sexólogo Thomas Laqueur no livro “Inventando o sexo”, de 1945. Na obra, ele defende que aquilo que entendemos como sexo é uma construção de nossa cultura, e não uma verdade biológica por essência. Em “Maria que virou Jonas ou A força da imaginação”, a Cia. Livre leva ao palco essa visão, recriando o caso de Marie-Germain, que muda de sexo e é socialmente aceito como homem.

Em cena, Lúcia e Edgar dão vida a dois atores transexuais que estão encenando a peça “A forma da imaginação”. Nesse jogo de metateatro o conceito de identidade é revisto e o público ganha a oportunidade de escolher qual papel os atores viverão a cada sessão: Ele ou Ela. Assim, ao chegar no espaço, os espectadores recebem podem receber duas senhas, conforme sua escolha: XX ou XY.

Com 15 anos de trajetória, a Cia. Livre é um dos 22 grupos que receberam certificado de patrimônio imaterial da cidade de São Paulo. O projeto dessa montagem foi contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

“Maria que virou Jonas ou A força da imaginação”

Quando: De quinta a sábado, às 19h30; domingo, às 17h (até 15/3)

Onde: Sesc Belenzinho

Rua Padre Adelino, 1.000 – Belém