EN | ES

Iluminação vista de perto

Publicado em: 22/03/2010 |

Depois de três semanas de aula na SP Escola de Teatro, os aprendizes do curso de Iluminação saíram da teoria e foram direto para a prática.

Após conhecerem o sistema de iluminação do Teatro Alfa, eles visitaram, na última semana, o Espaço Satyros Um, na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo.

Quem acompanhou os aprendizes nessa vivência foi o formador convidado do curso, Nelson Ferreira, que ministra as aulas de Tecnologias de Cenas. “Defrontar-se com o espaço teatral real é fundamental nesse momento”, aponta.

A primeira atividade dos aprendizes foi andar pelo espaço aleatoriamente para perceber cada detalhe do lugar. Enquanto uns ficavam na cabine do teatro, outros, com uma lanterna na mão, iluminavam os refletores do espaço e conversavam sobre as particularidades dos equipamentos. Sentada na platéia, a aprendiz Luana Belem Sales anotava sua experiência do dia. “Agora estou entendendo a iluminação e assimilando o que aprendemos na teoria”.

 “O objetivo dessas visitas é conhecer as estruturas reais dos teatros de São Paulo. É preciso ter o pé na realidade e entender os contrastes tecnológicos das diversas salas de espetáculo”, explica Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação.

As próximas aulas práticas já estão marcadas e serão realizadas no Teatro Santa Cruz e no Teatro Municipal de São Paulo.

Texto e Fotos: Lucas Arantes