II Pequena Mostra de Teatro Unifesp

Publicado em: 19/05/2011 |

“Periferia do Teatro/Teatro da Periferia” será o tema da II Pequena Mostra de Teatro Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que acontece no Campi Guarulhos da instituição, durante a semana de 23 a 27 de maio. O evento, que foi realizado pela primeira vez em 2010, tem o objetivo de promover o diálogo entre universidade e sociedade e estimular o fazer teatral na região.

A Pequena Mostra de Teatro Unifesp é organizada anualmente pela Cia. do Caminho Velho, grupo teatral formado por alunos e ex-alunos da Unifesp. Três aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco fazem parte da companhia: Vanessa Ferreira Sousa, do curso de Direção, Alex Araújo, aprendiz de Dramaturgia, e Fabiana Pinotti, de Atuação. A ex-aluna de Cenografia e Figurino, Carolina Alves de Brito, também faz parte do grupo.

“Muito do saber estudado em sala de aula foi levado para o interior do grupo e vice-versa. Algumas pesquisas que começaram na Escola hoje avançam entre nós. O Núcleo Experimental, que é um braço da Cia. do Caminho Velho criado para pesquisarmos livremente, por exemplo, nesse ano tem sua montagem intimamente ligada a essas pesquisas. Um dos desdobramentos é a chamada Linha Laranja do curso de Direção. A estreia desse projeto será no final desse ano”, afirma Vanessa.

No encontro deste ano, serão discutidas, por meio de conferência e debates, as manifestações artísticas não-hegemônicas, que muitas vezes não chegam ao grande público e às leis de fomento à cultura.

A programação é composta por sete espetáculos, uma oficina de mímica, quatro sessões de radioteatro e cinco leituras de textos teatrais inéditos, além da participação de conceituados artistas e pesquisadores de teatro, como o jornalista Valmir Santos, a Professora-Doutora Iná Camargo Costa, e o dramaturgo e encenador Roberto Alvim, da Cia. Club Noir.

Além deles, a semana contará com a apresentação de grupos guarulhenses, como a Cia. Cidades Crônica, Núcleo de Incomodo Urbano, Cia. Metades, e Brancaleone, e os artistas de regiões periféricas de São Paulo: Cia. Extremos Atos, Forfé e Pequeno Teatro de Torneado. Muitos dos textos que serão lidos durante o evento são de autoria de aprendizes da SP Escola de Teatro, que também realizam rádioteatros no evento.

“Estar na SP Escola de Teatro, para todos nós, é um aprendizado intenso. Mas, além de tudo isso, o maior presente que a Escola nos proporcionou foram as pessoas que conhecemos lá. Muitas delas participarão da II Pequena Mostra de Teatro Unifesp esse ano e serão parceiras artísticas e de vida por muito tempo”, finaliza Vanessa.

A próxima apresentação da Cia. do Caminho Velho será no dia 29/06 no Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), em sua terceira participação no projeto A(p)arte da Vez.

O horário dos eventos da II Pequena Mostra de Teatro Unifesp varia. Para conferir toda a programação, acesse www.ciadocaminhovelho.com.br

II Pequena Mostra de Teatro Unifesp
Quando: 23 a 27 de maio
Onde: Teatro Adamastor Pimentas e Pátio da EFLCH – UNIFESP.
Estrada do Caminho Velho, 333 – Bairro dos Pimentas – Guarulhos
Tel.: 3381-2000