Hugo Possolo é contemplado no Prêmio Fundação Bunge

Publicado em: 30/07/2014 |

Atual coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, Hugo Possolo acaba de ser contemplado na 59ª edição do Prêmio Fundação Bunge, na área de Artes Circenses, categoria Vida e Obra.

Nesta edição, o Prêmio, cuja proposta é incentivar o conhecimento em diversas áreas, teve como guias da premiação os temas “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Artes Circenses”. Para a categoria Vida e Obra são escolhidos profissionais pelo conjunto de seus trabalhos, e, para a categoria Juventude, jovens de até 35 anos que estão obtendo destaque em suas áreas de atuação.

O Grande Júri do Prêmio é formado por reitores de universidades e presidentes de entidades de renome.

“Mais que uma satisfação pessoal, é um prêmio para um circo. É uma enorme gratidão representar os artistas que estão batalhando pela arte circense”, diz Possolo.

A cerimônia oficial será realizada no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes.

O artista

Dramaturgo, ator, cenógrafo, figurinista e diretor de teatro, circo e ópera, Hugo Possolo prefere se definir como Palhaço. Autor de mais de 30 peças teatrais, além de diversos roteiros de shows, dirigiu mais de 50 espetáculos em sua carreira. Fundou o grupo teatral Parlapatões.

Entre seus trabalhos destacam-se: Sardanapalo (93); U Fabuliô (96); Piolin (97); A Flauta Mágica (96), ópera sob regência de Abel Rocha; Não Escrevi Isto (98); Farsa Quixotesca (99); Eu e Meu Guarda-Chuva (2003), ópera-rock em parceria com Branco Mello, dos Titãs; As Nuvens e/ou Um Deus Chamado Dinheiro (2003); Prego na Testa (2005); A Italiana em Argel (2007), ópera sob regência de Jamil Maluf e Parlapatões Revistam Angeli (2013); Burguês Fidalgo (2014) e Eu Cão Eu (2014), pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de melhor texto.

Foi Coordenador Nacional de Circo da Funarte (2004/2005). Fundou o Circo Roda onde escreveu e dirigiu Stapafúrdyo (2006); Oceano (2008) e DNA – somos todos muitos iguais (2010). Foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2011) pelo trabalho dedicado ao Circo. Integrante da Associação de Amigos da Praça, responsável pela fundação da SP Escola de Teatro. Realizador da Festa do Teatro, evento de distribuição gratuita de ingressos de teatro. Coordena o Espaço Parlapatões, marco na revitalização do centro paulistano e o Galpão Parlapatões, centro de pesquisa em artes circenses.