Hoje É Dia de Poesia

Publicado em: 14/03/2012 |

Seja escrita em verso ou em prosa, com ou sem rima, épica ou lírica, a poesia é uma das mais profundas manifestações artísticas da humanidade e caminha com ela desde os tempos mais remotos. Para celebrar o poder de suas palavras, foi estabelecido como o Dia Nacional da Poesia, hoje, 14 de março, em homenagem a Castro Alves, o principal poeta romântico do País, que nasceu neste mesmo dia, em 1847.

Vale ressaltar que existe um projeto de lei (PL Nº 501 de 2009) do Senado que prevê mudança na data para o dia do aniversário de Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro), outro expoente da poesia brasileira. Como a decisão ainda não foi aprovada, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco publica esta matéria, lembrando e enaltecendo todos que utilizaram – e continuam utilizando – a palavra para expor seus sentimentos.

Reconhecendo o o valor dessa arte, a SP Escola de Teatro tem um projeto no qual os aprendizes fazem intervenções poéticas nas ruas do Brás. É o SP com Poesia (antiga Poesia no Brás), um exercício exigido dos beneficiados da Bolsa-Oportunidade, oferecida pelo Programa Kairós, como contrapartida social.

Quem passa pelos arredores da Escola escuta poemas, confere performances ritmadas por versos e, ainda, assiste a apresentações ao vivo com instrumentos musicais e números de circo.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos que preparamos. Lá, você encontra registros dos trabalhos dos aprendizes dessas atividades de contrapartida pedidas pelo Programa Kairós.

Texto: Jéssika Lopes