SP Escola de Teatro

Guilherme Bonfanti por Francisco Medeiros

Alguns dos mais importantes grupos teatrais em atividade no Brasil desenvolvem um trabalho contínuo há muitos anos. Dentre eles, sem sombra de dúvida, o Teatro da Vertigem é um dos mais significativos, não só pela ousadia, pela criatividade e pelo espírito inquieto, mas também pela sua incrível capacidade de superar dificuldades e obstáculos.

Também muitos destes grupos se mantêm graças à liderança de um núcleo de coordenação que permanece unido, num exemplo de parceria positiva estimulante.

É este o caso de Guilherme Bonfanti no mesmo Teatro da Vertigem.

A trajetória deste grupo é, muitas vezes, marcada pelo interesse em lançar-se na aventura de “ocupar “ espaços não convencionais e fazer deles um lugar vivo, versátil e desafiador para os artistas e para o público.

Nesta aventura, Guilherme Bonfanti tem participação de imenso destaque: criativo “inventor” de fontes alternativas de luz, de ângulos inusitados, de texturas inesperadas. Mas também com imenso domínio da tecnologia de ponta, Bonfanti é uma figura emblemática como artista inquieto, atuante em variadas esferas da produção teatral paulista e brasileira, para além da sua participação no Teatro da Vertigem.

Não poderíamos deixar de salientar, ainda, seu interesse em investigar as dimensões artístico-pedagógicas de suas ações, o que o faz um parceiro provocativo e propositivo na vida da SP Escola de Teatro.

Para mim, sem demagogia nenhuma, é um privilégio poder estar ao lado de um artista desse gabarito.

Veja o verbete de Francisco Medeiros e Guilherme Bonfanti na Teatropédia.

Para ver os depoimentos dos outros coordenadores da Escola, que compõem a semana em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, clique aqui.