Grupo de pesquisa lança livro sobre a sociedade do espetáculo

Publicado em: 06/12/2016 |

O impacto da “sociedade do espetáculo” – tal como propôs o escritor francês Guy Debord – para o espaço público, o teatro e os movimentos sociais é o tema do livro “Cultura, Comunicação e Espetáculo”, organizado por Claudio Novaes Pinto Coelho e Valdir José de Castro. A obra será lançada pela editora Paulus na livraria Martins Fontes – Unidade Avenida Paulista, no dia 9 de dezembro, a partir das 18h30.

A coletânea de textos científicos é resultado de um trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Comunicação e Sociedade do Espetáculo”, da Faculdade Cásper Líbero, coordenado por Coelho. A iniciativa reúne pensadores com formação em várias áreas, das artes cênicas às ciências exatas.

O conceito de “sociedade do espetáculo” refere-se ao domínio da mídia sobre a vida em sociedade e a necessidade que as pessoas têm de se destacar o tempo todo, como se fizessem parte de um espetáculo. Um dos objetivos da coletânea é chamar a atenção para a naturalização dessa ideia.

A publicação está dividida em três partes. A primeira delas trata de uma série de reflexões sobre o espaço urbano, os ambientes virtuais e outras formas atuais de interação na sociedade. O segundo trecho foca-se nas artes cênicas, com análises sobre os grandes musicais e trabalhos experimentais. O último tema é os movimentos sociais (como as Jornadas de Junho de 2013) e a resistência ao esvaziamento de sentido.

Alguns dos pesquisadores que assinam os capítulos do livro são Antonio Duran, Eliana Natividade, Jaime Carlos Patias, Marcia Eliane Rosa, Adriana Sá Moreira, Gerson da Silva Esteves, Juliana Andrea Vieira dos Santo e Mara Ferreira Rovida.

Serviço
Lançamento do livro “Cultura, Comunicação e Espetáculo”, organizado por Claudio Novaes Pinto Coelho e Valdir José de Castro.
Livraria Martins Fontes – Unidade Paulista
Avenida Paulista, 509, Bela Vista. (11) 2167-9900
9/12, das 18h30 às 21h30.
Grátis. Preço do Livro: R$36.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol