Gilberto Salvador assina o desenho do troféu Prêmio Acessibilidade 2013

Publicado em: 11/03/2014 |

Pintor, desenhista, gravador, arquiteto e professor. Mais de 50 anos de uma trajetória artística polivalente falam por Gilberto Salvador. Paulista, dono de um estilo marcante e desbravador de mares experimentais, alcançou com seu trabalho lugar de referência nas artes plásticas do Brasil.

É de suas mãos que nasceu o troféu do Prêmio Acessibilidade 2013, que foi promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Dedicada a profissionais, instituições e ações que se destacaram no campo da acessibilidade, o prêmio será entregue no próximo dia 19, a partir das 21h, em cerimônia realizada na Sede Roosevelt da Instituição. Na mesma noite, acontecerá a entrega do 2º Prêmio SP Escola de Teatro, que homenageia o diretor João das Neves.

“Obrigado pelo convite de fazer essa peça. A ideia está dentro do contexto de uma série de bicicletas que eu venho desenvolvendo, então acabei trabalhando a questão da cadeira de rodas numa composição dinâmica de círculos e triângulos”, comenta Salvador.

Troféu do Prêmio Acessibilidade 2013

Prêmio Acessibilidade 2013

O Prêmio é dividido em cinco categorias: Artes do Palco, Políticas Públicas, Cidadania, Equipamentos Culturais e Personalidade do Ano. Para cada uma delas, foram indicados 10 nomes, selecionados por um júri composto por sete profissionais de diversas áreas. São eles: Antenor José de Oliveira Neto, Cid Blanco Junior, Cássio Rodrigo, Ivam Cabral, Leandro Knopfhloz, Leonidas Oliveira e Luiz Carlos Lopes.

Foram computados mais de 123 mil votos. Os vencedores foram: Marcos Abranches (Artes no Palco); Circo Crescer e Viver (Cidadania); Cine Theatro Brasil Vallourec (Equipamentos Culturais); Daniel Gaggini (Personalidade do ano) e Governo do Estado de São Paulo (Políticas públicas).

O Prêmio tem também uma categoria especial, o Grande Prêmio Acessibilidade 2013, que é dedicada ao promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, por sua preocupação com a cidade e com o território, além de dialogar com os mais variados agentes de transformação cultural.

2º Prêmio SP Escola de Teatro e Prêmio Acessibilidade 2013

Quando: Dia 19 de março, a partir das 21h