Fósforo Editora: em sintonia com o nosso tempo

Publicado em: 06/03/2023 |

O mercado editorial está em festa com a chegada da Fósforo Editora. O selo, fundado em 2021, já conta com um impressionante catálogo. Antenadíssimo com o nosso tempo, dentre vários de seus trunfos está o lançamento de títulos de Annie Ernaux, Nobel de Literatura de 2022.

A Fósforo foi criada em São Paulo e, segundo seus sócios, Fernanda Diamant, Luís Francisco Carvalho Filho e Rita Mattar, surge para pensar uma expansão do horizonte cultural de seus leitores, de modo a contribuir para o debate público no Brasil.

Seu catálogo contém obras tanto de autores nacionais quanto internacionais de diferentes países, idiomas e épocas. A editora tem se preocupado em compartilhar com o público o prazer da leitura e a pluralidade de ideias por meio de suas publicações com conteúdos nas áreas de ficção literária, não ficção narrativa e jornalística, ciências humanas, divulgação científica e poesia.

Entre os autores, há livros do escritor e psicanalista Contardo Calligaris, primeiro presidente do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro, e da arquiteta Raquel Rolnik, cuja obra foi utilizada como base para o operador teórico do Curso Técnico da Escola em 2015.

Annie Ernaux

A Fósforo Editora, que nasceu com o lançamento de “O lugar”, de 1983, obra que lança as bases do projeto literário de Annie Ernaux, dedicou-se a um projeto mais ousado, com a edição de uma caixa comemorativa com quatro títulos da autora francesa. Além de “O lugar”, traz a edição de “A vergonha” (1997), “O acontecimento” (2000) e “Os anos” (2008), com traduções de Marília Garcia e Isadora de Araújo Pontes.

Com essa caixa comemorativa, os leitores têm a oportunidade de descobrir distintas facetas do trabalho excepcional de Annie Ernaux, seja para colecionar, presentear ou revisitar sua obra.

Ernaux é uma autora francesa considerada pioneira da autoficção e da reflexão sobre os desafios de escrever narrativas autobiográficas. Seu trabalho literário é avaliado como um dos mais poderosos e originais da atualidade, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2022. A autora é muito elogiada tanto pela crítica quanto pelo público leitor no Brasil e em todo o mundo.

Notícias | 16/ 04/ 2024

Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba