Foco na Formação

Publicado em: 05/10/2011 |

Se a luz te fascina e você tem interesse em “desbravar” todas as técnicas de iluminar um cenário ou qualquer ambiente, fique atento, pois a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre, na segunda-feira (10), inscrições para um curso gratuito com duração de dois anos. São 23 vagas entre os períodos matutino e vespertino, com aulas de terça a sábado. Todos os detalhes sobre o Processo Seletivo são encontrados no Edital

O curso de Iluminação tem como objetivo formar profissionais com conhecimento abrangente, que vai além das especificidades da área. Assim, coordenadores, formadores e artistas convidados ressaltam a criatividade dos aprendizes para serem criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe.

Desta maneira, após concluir sua formação na SP Escola de Teatro, os iluminadores estarão aptos a entrar no mercado de trabalho atuando como professor, light designer (profissional que cria a luz para ambientar qualquer tipo de apresentação); técnico operador de mesa de iluminação, técnico montador de iluminação, técnico especializado em moving lights, programação e operação.

O light designer Guilherme Bonfanti é quem conduz o corpo docente do curso, composto por nomes como Grissel Piguillem e Roberto Fernandes Paiva, entre outros profissionais que unem a tecnologia e o artesanal para contribuir com uma formação múltipla.

Bonfanti tem um extenso currículo na área de iluminação. Atuando desde 1987 em diversos projetos de artes visuais e performáticas, arquitetura, mostras e outros eventos, foi também um dos fundadores do Teatro da Vertigem. Sua luz marcou presença em vários espetáculos dirigidos por diretores como Eduardo Tolentino, do Grupo Tapa; Oswaldo Gabrielli, do grupo XPTO; William Pereira; e Gabriel Villela

Outros de seus trabalhos incluem a coordenadoria do Festival Internacional de Teatro de Londrina, em 1992, e a realização de projetos para várias edições da Bienal Internacional de São Paulo; e Mostra dos 500 anos. Entre os principais prêmios de melhor iluminação recebidos, estão quatro edições do Shell (1992, 1995, 1997 e 1998); e cinco APCA (1991, 1992 e 1995).

Para se inscrever no curso, basta ter mais de 18 anos de idade e ter completado o ensino médio até o início das aulas. Porém, é igualmente importante ter disposição para pesquisar, estudar, experimentar e colaborar em todo tipo de projeto artístico que utilize luz, seja ele artesanal ou com tecnologia de última geração. Atenção, foco, concentração, capacidade de abstração e de trabalho em equipe também são características fundamentais para quem quer se tornar um profissional da luz.

O Processo Seletivo é realizado em duas etapas. Na primeira, será aplicada uma prova escrita e eliminatória. Na fase seguinte, serão realizados exercícios avaliando a capacidade do candidato em imaginar e as possibilidades de criação propostas.

Se identificou com o curso de Iluminação? Então, não perca tempo. Clique aqui, leia o Edital e venha estudar na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Texto: Felipe Del