SP Escola de Teatro

Festival comKids traz mostra de filmes grátis no digital

A Mostra comKids 2020 colocou seus vídeos disponíveis gratuitamente no YouTube main e no aplicativo YouTube Kids entre 11 a 31 de agosto. Além disso, eles ainda podem ser acessados durante um ano na plataforma Spcine Play (estante comKids).

São 12 filmes, com acessibilidade e tradução, disponibilizados em duas categorias: a “Sessão Histórias Latino-Americanas”, para crianças de 7 a 12 anos, e a “Sessão Pequenas Histórias”, destinada a crianças de até 6 anos.

As obras foram selecionadas entre os participantes de edições anteriores do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, muitas premiadas internacionalmente por sua qualidade.

Essa é uma atividade paralela do Festival comKids Interativo 2020, também integralmente online e gratuito, transmitido pelo canal do festival no YouTubeA programação completa, que inclui com mesas de debates, masterclass e workshop, além da competição.

Entre os destaques, estão os brasileiros A Zeropéia e Meninos e Reis, além do colombiano Três Pés. Criada a partir da história original de Hebert de Souza, o Betinho, A Zeropéia é uma animação musical que fala sobre identidade e autoaceitação. Conta com a participação de grandes nomes da música brasileira como Vander Lee, Marina Machado e Fernanda Takai.

Meninos e Reis, documentário premiado de Gabriela Romeu, conta a história do reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, onde crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas.

E em Três Pés, conhecemos a história de Gonzalo, um garoto apaixonado por futebol que se vê em apuros quando é castigado por seu exigente professor que ameaça castigá-lo com o confisco de sua bola pelo resto do ano caso ele não deixe de aparecer na escola com os sapatos sujos.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).