SP Escola de Teatro

Farsa Desmascarada

No fundo do corredor do primeiro andar da SP Escola de Teatro, três aprendizes do curso de Direção estão conversando por meio de telefones de plástico.

O exercício da cena é uma releitura da comédia “Tartufo”, de Molière, proposta pelo formador Ivan Delmanto na disciplina Projeto de Encenação. Para estruturar as cenas, os aprendizes são divididos em grupos e têm até uma hora para apresentar uma proposta de montagem. A cada semana, uma pessoa da equipe assume a direção da cena e os outros se transformam em atores.

“O objetivo é trabalhar com a síntese e o tempo útil de ensaio. A ideia é que os alunos expressem um conceito e uma linguagem própria em cima do texto”, afirma o formador do curso.

Depois do ensaio no final do corredor, os alunos mostraram o resultado, provocando risadas da turma ao longo de toda apresentação. A diretora da cena, Luciana Ramim, explica a inovação: “No original, Tartufo é desmascarado quando uma das personagens fica escondida debaixo da mesa, ouvindo toda a conversa. Na nossa montagem, ele é desmascarado quando a mesma personagem ouve tudo através de uma extensão de linha telefônica, revelando o farsante”.

Na sequência da aula, os outros aprendizes também apresentaram as suas versões sobre o texto de Molière, atualizando, cada um à sua maneira, a história. “Tartufo continua atual, denunciando a corrupção e a hipocrisia na sociedade moderna”, conclui o aprendiz de Direção Leonardo Souza.