EN | ES

Extensão Cultural: Som, Imagem e Comédia

Publicado em: 03/09/2012 |

Quer conhecer os fundamentos práticos e teóricos de roteiros audiovisuais ou, talvez, estudar a comédia do teatro? O Departamento de Extensão Cultural  da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apresenta os cursos “Dramaturgia Audiovisual: Ficção e Documentário” e “Do Clown ao Artista Fabulador”. Ambos estão com as inscrições abertas. 

    

“Dramaturgia Audiovisual: Ficção e Documentário”, orientado por Rubens Rewald e direcionado escritores, roteiristas, dramaturgos e estudantes, pretende exercitar a escrita dramática e construir, junto com os alunos, uma base de conhecimentos práticos e teóricos para roteiros audiovisuais (cinema e TV) para ficção e documentário. As inscrições começam hoje (3) e seguem até 20 de setembro. Já as aulas vaão de 1º de outubro a 21 de novembro, de segunda a quarta, das 9h às 12h.

 

Rubens Rewald é Professor Doutor na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), na área de Dramaturgia Audiovisual. Escreveu e dirigiu os longas-metragens “Super Nada”, inédito; “Corpo”, de 2007; o documentário “Esperando Telê”, em 2009, e os curtas “Cânticos”, em 1991, e “Mutante”, em 2002. No teatro, as peças encenadas “O Rei de Copas”, “Narrador”, “A Banda”, “Umbigo”, “Caminhos”, “Bruxas, Bruxas…. E Mais Bruxas” e publicou o livro “Caos Dramaturgia”, em 2005. 

 

O curso “Do Clown ao Artista Fabulador”, orientado por Cida Almeida e Sofia Papo, apresenta o conceito e técnica de formação e criação artísticas dentro da comédia. O objetivo é aprimorar o conhecimento e a instrumentação do jovem artista: sua prontidão, presença cênica, comicidade e originalidade. As inscrições começam hoje (3) e vão até 20 de setembro e as aulas serão de 1º de outubro a 5 de novembro, de segunda a quarta, das 19h às 22h. 

 

Cida Almeida é especialista em treinamento, conscientização e preparação corporal para atores, além de pesquisadora sobre a comédia em uma constante busca pelas “essências” e procedimentos desta forma de arte. Coordena, desde 2001, o núcleo Clã – Estúdio das Artes Cômicas, da Cooperativa Paulista de Teatro. Sofia Papo é também produtora e arte-educadora, sendo sócia-fundadora do Espaço Cultural Piccolo Studio, onde apresentou e produziu espetáculos e ministrou diversos cursos. É, também, integrante do grupo Clã, no qual desenvolve seu trabalho de pesquisa aplicada ao treinamento e busca de uma pedagogia para o ator, por meio das máscaras teatrais. 

 

Para se inscrever, clique aqui

 

 

Texto: Leandro Nunes