SP Escola de Teatro

Ex-secretário de Cultura Nabil Bonduki visita curso de Fabio Maleronka na SP Escola de Teatro e defende cinemas de rua

Na última quarta-feira, 8 de março, o curso de Extensão Cultural “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”, orientado por Fabio Maleronka Ferron na SP Escola de Teatro, e realizado no Cine Satyros Bijou, recebeu o professor, escritor e ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo Nabil Bonduki. Ele conversou com os estudantes da turma sobre os bastidores da produção cultural, compartilhando sua vasta experiência.

Também estiveram presentes no debate o diretor teatral e cofundador da companhia de Teatro Os Satyros, Rodolfo García Vázquez, coordenador da linha de Direção na SP Escola de Teatro, e o programador do Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar, Guilherme Marback.

Odília Nunes, atriz e palhaça pernambucana, dá aula para estudantes do curso técnico de Humor da SP Escola de Teatro

O debate teve como mote os cinemas de rua da cidade de São Paulo, como funcionam, as questões legais de manter uma sala neste modelo e como o poder público pode colaborar com esses espaços culturais e resguardar para que eles continuem abertos.

Foi levantada a questão do fechamento do Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo e quais poderiam ser os meios legais a serem utilizados para impedir esse fechamento. Uma possibilidade levantada por Bonduki seria enquadrar o cinema em uma Zona Especial de Preservação Cultural (Zepec/APC), assim barrando a destruição do mesmo, para construção de empreendimento mobiliário ou comercial no local.

Para concluir, foram levantadas ideias para uma maior ocupação dos cinemas de rua, fora do horário de exibição de filmes.

Programa Oportunidades participa da segunda edição do projeto Tendas da Cidadania

Vázquez trouxe ao debate a ideia de espaços cinematográficos que também pensem em uma curadoria e programação educacional, que englobam oficinas, cursos e palestras, assim propondo uma metodologia educacional que una teoria e prática, na qual os alunos possam aprender sobre o audiovisual, sua criação, confecção e história cinematográfica, dentro dos cinemas de ruas da cidade de São Paulo.

“Ter a generosa presença de um experto na cultura brasileira como Nabil Bonduki no curso de Fabio Maleronka é um privilégio para a SP Escola de Teatro e seus estudantes”, comenta Miguel Arcanjo Prado, Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da instituição.

Confira a galeria de fotos: