SP Escola de Teatro

Confira como foi o primeiro evento voltado aos estudantes indígenas da SP Escola de Teatro

Foto colorida mostrando a mesa de debate do evento " Território Siará" na sede Roosevelt

Mesa de debates do evento “Território Siará”, em comemoração ao Abril Indígena de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Na última terça-feira, 25 de abril, aconteceu a mesa de debates “Território Siará”, o primeiro evento voltado aos estudantes indígenas da SP Escola de Teatro, organizado por Monica Madureiro, bibliotecária da Escola, e por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

Com o tema sobre “Memória”, o objetivo foi fomentar o debate do Abril Indígena e estimular uma reflexão sobre ancestralidade e oralidade. Além disso, também foi levantado a importância da biblioteca como lugar de preservação de memória, saber e conhecimento de um povo, em paralelo à questão urgente da memória dos povos originários do território brasileiro, os quais, em sua maioria, tiveram suas memórias e tradições destruídas durante séculos de colonização.

A mesa foi aberta ao público e contou com a participação dos estudantes da Escola: Mario Tadeo Urzagaste Galarza, Omabz Kwarahy, Alícia Machaca, Dunstin Farias de Sá Novaes e Raiane de Souza Silva, os quais relataram suas ideias, experiências e intervenções.

Mauricio Paroni, coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro, também esteve presente e levou como referência o ensaio “História de Lince”, do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, estudioso dos povos originários do continente americano.

“A mesa sobre a memória oral indígena foi de uma riqueza e aprendizado único para minha vida. Pude perceber, ainda mais, a importância de ouvir sobre culturas e povos que tem tanto a nos ensinar. Precisamos manter esse canal aberto para troca sempre que possível!”, relata a bibliotecária Monica Madureiro.

+ Estudantes de Dramaturgia apresentam textos da Criação de Solos Autorais a partir de terça (2)

Confira as fotos:

Foto colorida mostrando João Martins, Monica Madureiro e os estudantes da SP Escola de Teatro na mesa "Território Siará"

Foto colorida mostrando os estudantes da SP Escola de Teatro na mesa "Território Siará" e o público sentado nas cadeiras da sala da sede Roosevelt

Foto colorida mostrando os estudantes da SP Escola de Teatro na mesa "Território Siará" e o público sentado nas cadeiras da sala da sede Roosevelt

Foto colorida mostrando Mauricio Paroni falando na mesa "Território Siará"

Foto colorida mostrando Mauricio Paroni falando na mesa "Território Siará"

Sair da versão mobile