SP Escola de Teatro

Estudo da UFMG analisa impacto da pandemia na Cultura

Estudo publicado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) aponta que em três meses de quarentena a cultura perderá R$ 11 bilhões. O setor da economia criativa é afetado em quase sua totalidade pela pandemia do novo coronavírus e o distanciamento físico entre as pessoas como forma de prevenção.

Segundo os pesquisadores, “os governos brasileiros precisam estabelecer programas de crédito, de renda mínima e de exoneração fiscal específicos para o setor de atividades artísticas, criativas e de espetáculos da economia brasileira, além de estender prazos de editais e suspender as contas de serviços públicos de espaços culturais fechados” como forma de contribuir ao setor na crise.

A pesquisa lembra que a economia criativa é extremamente lucrativa para o país. “O setor de atividades artísticas, criativas e de espetáculos tem multiplicador de produção de 1,6, o que indica que para cada R$ 1 de expansão da demanda do setor são gerados R$ 1,60 na economia”, diz.

O impacto negativo de R$ 11,1 bilhões em três meses representa, segundo o estudo, uma redução “de 21,2% no valor bruto da produção do próprio setor (no ano) e de 0,17% na economia no ano”.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa