SP Escola de Teatro

Estudantes de direção da SP participam do Theatreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim

Nesta semana, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da instituição, e dois estudantes de direção, Dennis Zapater e Mauro Gil, chegaram à Berlim para o maior festival de teatro em língua alemã do mundo, o Theatertreffen. Nos próximos 6 dias, o grupo participa de workshops, palestras e apresentações do evento, assim como da cerimônia de encerramento do projeto Alexandria Nova 2019-2022.

SP Escola de Teatro promove ateliê de escrita física e poética para estudantes do ensino médio do Brás; confira!

Promovido pelo programa Erasmus desde 2019, o projeto de intercâmbio Alexandria Nova reúne universidades de 6 países europeus (Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia) e a SP Escola de Teatro, a única instituição de fora da Europa a ser convidada.

O Mauro Gil, que se formou na instituição em 2021, comentou sobre suas expectativas com o evento e comemora essa oportunidade, proporcionada pelo setor de Projetos Internacionais da escola:

“Para mim está sendo incrível, é minha primeira viagem sozinho e ainda estou representando a SP. Espero que a conexão entre países permaneça e que a troca seja muito boa e divertida. Estou com o olhar aberto para aprender bastante com eles e levar pontos interessantes e novos para serem explorados.”

Biblioteca SP: Saiba mais sobre a obra Torto Arado, livro nacional mais vendido em 2021 e que virará peça de teatro e série na HBO

Para o artista, a experiência é completamente nova, mas também muito importante. Ele comenta que é necessário que existam mais oportunidades desse tipo, pois tal compartilhamento é muito enriquecedor:

“No Alexandria Nova, conversamos sobre as formas de prática e criação, e esse diálogo levou à caminhos muito interessantes. Conseguimos aprender bastante com eles e ensinar também, trouxemos pautas contemporâneas que já pesquisamos no teatro há algum tempo, mas são pouco pesquisadas na Europa”.

Dennis e Mauro também estão visitando a Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch, prestigiada universidade de artes cênicas sediada na capital alemã e, além de conhecerem o espaço, participam de workshops exclusivos, conhecem colegas do Alexandria Nova e estudam mais sobre teatro. Ambos também participam do lançamento do livro For Direction : Rethinking Theatre Directing Practices and Pedagogies In The 21st Century (Um Olhar para a direção: repensando as práticas e pedagogias de direção teatral no século XXI), lançado durante o festival e com um ensaio de Rodolfo Garcia Vázquez sobre teatro decolonial.

1º encontro do Cineclube SP Alma no Olho emociona participantes com filme premiado sobre vivências trans; confira como foi o evento

No texto, intitulado the Decolonial Directing Approach, o coordenador apresenta a linha de pesquisa que vem sendo trabalhada a partir da prática e teoria aplicada nas montagens do grupo de teatro Os Satyros desde 1989. Além disso, ele faz um panorama do teatro paulistano e de expoentes importantes da história cultural de São Paulo. Ademais, são trazidas questões de gênero, raça, classe social e a relação entre colonizador, colonizado e o empoderamento de grupos vulneráveis no processo criativo teatral.